Cidade da Colômbia realiza evento para escolha dos seus melhores cafés

Imprimir

Os cafés especiais se converteram em uma grande oportunidade para o empresariado do campo, que busca dar um valor agregado à produção regional. Por isso, o prefeito de Paicol, na Colômbia, Norberto Palomino, tem tudo disposto para a realização, nos dias 19 e 20 de julho, da primeira Feira Regional de Café Especial e da celebração do Dia do Empresário do Campo.

O evento estará acompanhado por entidades como Sena, Câmara de Comércio, Cadefihuila, Comitê de Cafeicultores de Huila, Asocoph e Secretaria de Agricultura de Huila. A equipe municipal tem coordenado toda a logística para que o evento se converta em uma vitrine comercial, na qual o município em seu conjunto possa mostrar seu potencial agrícola para as diversas regiões colombianas.

A primeira Feira Regional do Café Especial contará com a participação de mais de 150 mostras inscritas e 57 microlotes de café especial de 500 quilos, o que reflete a aceitação da convocação efetuada na região, com amplo comprometimento do Sena, entidade que tem a função de apoio a projetos empresariais e agrícolas.

A seleção tem sido realizada por destacados provadores, entre eles, Jaime Restrepo, da Cooperativa de Salgar, em Antioquia, Bertulfo Delgado, do Centro La Angostura do Sena, Eduardo Urquina e Sacha Rengifo, representantes do FFT Colômbia, Albert Londoño, delegado de Sevilla, no Vale do Cauco, e Maricela Trujillo, da empresa Virmax.

"O café com que participarão nesta oportunidade conta com excelentes qualidades, sendo que alguns lotes chegaram a ter entre 86 e 88 pontos, numa escala de até 100. "Com isso, estamos demonstrando que esses cafés do oeste do departamento de Huila nos estão dando uma pontuação bastante alta", disse Germán Chávarro, diretor seccional do Comitê de Cafeicultores local.

Os melhores lotes têm a possibilidade de obter um valor agregado à sua produção, tendo em conta que há, inclusive para esse evento, um comprador efetuando ofertas para os melhores lotes selecionados.

O evento ainda contará com outras atividades, como mostra artesanal e gastronômica, exposição agropecuária, conferências com temas sobre café e agricultura de precisão, palestras e shows.

Fonte: Agnocafe via Rede Social do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *