Chuvas retornarão em setembro, mas serão irregulares

Imprimir

As chuvas retornarão ao cinturão cafeicultor já em setembro, auxiliando a abertura das floradas necessárias para a produção da safra de café 2012. Entretanto, as previsões apontam que as incidências ainda serão irregulares no decorrer do próximo mês.

"A chuva vai voltar aos poucos", afirmou a meteorologista da Somar Meteorologia, Cássia Beu. "Vão ocorrer pancadas de chuvas no decorrer de setembro, mas ainda não tem uma consolidação, que só vai acontecer no decorrer de outubro", completou.

Segundo Beu, as chuvas em setembro deverão ficar abaixo da média para o mês. "O desvio em relação à média deverá ficar em torno de 20% abaixo do normal, principalmente na região da mogiana paulista, triângulo mineiro e sul de Minas Gerais", afirmou.

Ainda, com a proximidade do fim do inverno, em 23 de setembro, fica cada vez mais difícil a ocorrência de geadas nas regiões produtoras do país. "Temos uma massa de ar frio entrando agora e outra na primeira quinzena de setembro. Porém, nenhuma traz riscos de geada ao cinturão produtor", concluiu a meteorologista da Somar.

Fonte: Agência Safras

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *