Chuvas dos últimos dias prejudicaram restante da colheita de café

Imprimir

A colheita já está na reta final faltando menos de 2% para ser finalizada em todo o estado de Minas Gerais e São Paulo. E esse restante de colheita está todo na região Sul de MG e baixa mogiana paulista, onde devido à ocorrência de chuvas, nos últimos dias, atrapalharam as atividades de campo. Com o fechamento da colheita observasse índices de produtividade muito dentro do estimado anteriormente no começo da safra. Com valores que estão variando de 25 sacos/ha para Minas Gerais, 24 sacos/ha para São Paulo e 22 sacos/ha para o Paraná.
As chuvas que ocorreram entre os dias 10 e 13 de setembro nas regiões Sul e Zona da Mata mineira provocaram a abertura parcial da florada. Estima-se que apenas 30% dos botões florais abriram em decorrência dessas chuvas. No entanto, as chuvas, mais fortes e significativas, que foram registradas nesse último final de semana provocaram a abertura de todos os botões florais, o que se calcula que essa será a florada principal do café nas regiões Sul e Zona da Mata de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Contudo, a frente fria que provocou essas chuvas não avançou sobre as regiões produtoras do Triângulo mineiro, assim, até o momento, não foram observadas ou mesmo relatadas ocorrências de abertura de flores, contudo, como estão previstas chuvas para os próximos 10 dias, a florada deverá ocorrer durante esse período. Como essa região tem como característica lavouras irrigadas, muitas floriram em decorrência da irrigação. Mas devido a forte seca que atinge a região, muitos cafeicultores não estão conseguindo dar continuidade as regas, pois os reservatórios estão muito baixos, assim a tendência é que haja um abortamento dos chumbinhos. Mas isso só poderá ser quantificado nos próximos meses quando forem feitas as observações de campo.

Segundo as previsões meteorológicas, nos próximos dias poderão ocorrer chuvas não só na região sul de Minas Gerais, mas como em todo o Estado de MG, São Paulo e Paraná, o que contribuirá para a manutenção da umidade do solo e conseqüentemente o pegamento da florada."

Fonte : Safras & Mercado | Somar Meteorologia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *