Chuva de granizo atinge cafezais no Sul de Minas

Imprimir

Depois de quase 2 meses de seca, a forte chuva que atingiu o Sul de Minas na tarde de segunda-feira (12) causou estragos em algumas cidades da região. Em Botelhos, a chuva de granizo atingiu algumas lavouras de café. Em Muzambinho, segundo a Emater, as perdas não foram significativas. No Instituto Federal, foram danificadas mudas de árvores nativas do viveiro, mantido em convênio com o Instituto Estadual de Florestas, parte da horta e a plantação de café do campus. Um galho de árvore caiu sobre o telhado do laboratório de informática.

Também choveu granizo e houve estragos em Areado. Segundo o Sindicato Rural, várias lavouras de café foram atingidas. De acordo com o Presidente do Sindicato Rural da cidade, José Evaristo Moreira Alves, a chuva foi forte na zona rural e alguns produtores de café foram prejudicados. Segundo a Emater, a tempestade durou cerca de 50 minutos. Ela veio acompanhada de granizo e de uma forte rajada de vento que também causou estragos na plantação de cana de açucar da Usina Monte Alegre. Um levantamento ainda será feito para saber o número de produtores afetados.

No perímetro urbano, segundo a Polícia Militar, a chuva alagou uma rua no bairro São Vicente e outra no bairro do Rosário. 16 casas foram invadidas pela água da enxurrada. Algumas tiveram o telhado danificado. Também houve queda de muro. 4 ocorrências foram registradas. Ninguém ficou ferido ou precisou sair de casa.

De acordo com o Centro Climatológico da PUC Minas, a chuva de granizo foi causada por um choque entre uma frente fria que chegou à região, com uma massa de ar seco que já estava estacionada por aqui, com temperaturas mais elevadas para este período do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, Passa Quatro foi o município que registrou o maior índice pluviométrico: 7 milímetros, seguido de Varginha, que teve 4 milímetros. 

Fonte: EPTV.com e Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *