Cerrado Mineiro fará lançamento internacional da Denominação de Origem na 26ª SCAA

Imprimir

Acontece entre os dias 24 e 27 de abril em Seattle, estado de Washington, Estados Unidos, a maior feira de cafés especiais do mundo, a SCAA Event. Promovida pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA sigla em inglês), a feira reúne todos os segmentos ligados a cafés especiais, desde regiões produtoras até baristas e torrefadores.

Durante estes 4 dias o mundo do café estará atento a Seattle e por isso, a Região do Cerrado Mineiro escolheu este grande evento para realizar o Lançamento Internacional da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro – DOC, primeira e única no Brasil a possuir tal título. O lançamento conta com forte apoio do Sebrae, parceiro da Região em seus projetos e ações.

Buscando atingir torrefadores e todos os membros da cadeia café que trabalham com Origem e alta qualidade, a Região do Cerrado Mineiro atuará em diversas frentes no evento, como conta o Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Organização que controla a DOC Cerrado Mineiro, Juliano Tarabal. “Nosso grande objetivo é apresentar para um público seleto que estará presente na SCAA o propósito da Região do Cerrado Mineiro. Entendemos que o mercado mundial de café esta em crescimento e transformação, influenciado diretamente por novos consumidores mais exigentes e conscientes. Um novo mundo do café esta surgindo, um novo mercado que demanda uma nova atitude, novas maneiras de pensar e agir, de produzir e se fazer negócio, para conquistar valorização e reconhecimento. Nós acreditamos que a Região do Cerrado Mineiro tem este potencial, e estamos nos preparando para este novo desafio: tornar a Região do Cerrado Mineiro uma referencia de ‘atitude’ para o novo mundo do café, em termos de produtores, região e produtos.”

Para apresentar este propósito, a Região do Cerrado Mineiro irá contar com uma sequência de ações como estratégia para lançar a DOC tão valorizada e reconhecida no mercado mundial.

Lançamento Oficial – O dia 25 de abril será especial para a Região. É quando acontece o lançamento oficial da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro – DOC feito em um almoço para convidados especiais como torrefadores, imprensa internacional, baristas, autoridades produtores e representantes de cooperativas da Região, encontro que acontecerá no mesmo Pavilhão de Eventos da SCAA. Esse encontro tem como objetivo principal apresentar aos participantes a Região bem como demonstrar os benefícios e garantias em se trabalhar com cafés com Origem e Qualidade Cerrado Mineiro, garantidas pelo Selo de Origem da Região.

“O lançamento da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro na feira da Associação Americana de Cafés Especiais – SCAA representa uma fundamental etapa no propósito do Sebrae para Internacionalização da Marca. A aproximação dos produtores e cooperativas da Região junto a mercados diferenciados criam condições para desenvolvimento de novos relacionamentos e parcerias, viabilizando o chamado direct trade (venda direta), preservando e valorizando a Origem e Qualidade dos Cafés produzidos pelos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro” – explicou Marcos Alves, Analista do Sebrae na Região do Cerrado Mineiro.

Stand Região do Cerrado Mineiro – Outras ações também marcarão a participação da Região na Feira. A Região do Cerrado Mineiro participará da Feira como um dos expositores. Um stand próprio dentro da Feira será o ponto de referência para aqueles que desejarem conhecer mais sobre a única região cafeeira do Brasil a possuir uma Denominação de Origem. No Stand da Região, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado estará apresentando aos visitantes da feira toda a plataforma de rastreabilidade, controle de Origem e Qualidade que o Cerrado Mineiro tem para oferecer como garantia e diferencial para quem adquire cafés como Selo de Origem e Qualidade Cerrado Mineiro.

Cupping – Outra ação que será desenvolvida no evento da SCAA é o Cupping (prova de café) com os cafés da Região do Cerrado Mineiro. Nesta rodada de provas os torrefadores e compradores terão a oportunidade de conhecerem mais sobre as nuances do café da Região.

Fonte: Ascom Federação dos Cafeicultores do Cerrado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *