Centro de Tecnologia do Café será implantado em Barra do Choça

Imprimir

Quarto colocado no ranking nacional de produção de café, a Bahia terá, no município de Barra do Choça, a cerca de 29 quilômetros de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, um Centro de Tecnologia do Café, que será implantado no campo experimental da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

A implantação do órgão foi anunciada pelo chefe-geral da Embrapa-Café, Gabriel Ferreira Bartholo, durante reunião, na semana passada, com o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, e com o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Parlo Roberto Pinto Santos, em Vitória da Conquista, onde também anunciou a realização, no município, do 8º Seminário Brasileiro de Pesquisa do Café.

“Há cerca de um ano, numa reunião na Embrapa Café, em Brasília, apresentamos este projeto reivindicando a implantação do centro e pleiteamos a vinda do seminário para a Bahia, especificamente para Conquista”, disse Salles. Segundo ele, a decisão “faz justiça à Bahia e em especial à região de Vitória da Conquista, responsável por mais de um terço da produção estadual de café”.

Alta qualidade

De acordo com Salles, o 8º Seminário Brasileiro de Pesquisa do Café, que será realizado em Conquista entre os dias 16 a 19 de setembro deste ano. Ele enfatiza que o seminário será um dos eventos do segmento cafeeiro mais importantes do mundo e vai reunir mais de mil pessoas, entre técnicos, produtores, pesquisadores e estudantes, para debater o desenvolvimento da cafeicultura da Bahia e do Brasil.

Para o secretário, tanto a implantação do Centro de Tecnologia quanto a realização do seminário serão marcos importantes para a região, que produz café de alta qualidade e grande potencial de crescimento. O reitor Paulo Roberto também destacou a importância das duas iniciativas para a região e para estado e disse que “são estímulos para que os produtores de café percebam que vale a pena manter a cultura.

O prefeito do município de Barra do Choça , Oberdan Rocha, que também participou de reunião com o secretário Eduardo Salles e toda a equipe de técnicos da Embrapa Café, em Conquista, afirmou que a implantação do centro no município “era o sonho de todos os cafeicultores da região”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *