Caminho do Café: O doce aroma de Guaxupé

Imprimir
Imagine uma cidade com clima calmo e cheiro de café. Imaginou? Essa cidade existe e chama-se Guaxupé, localizada no sul de Minas Gerais. Além dos muitos pontos positivos para a cidadezinha com pouco mais de 50 mil habitantes, o município possui construções inspiradas na arte romana e é responsável por 80% da exportação de café no país, além de abrigar umas das maiores cooperativas cafeeiras do mundo, a Cooxupé.

A cidade é um destino para quem gosta de sossego e uma vida noturna tranquila. Com muitos restaurantes, sorveterias e pizzarias, o centro da cidade esbanja sossego, mesmo aos finais de semana. Porém, um passeio pelas fazendas cafeeiras, que cercam a cidade, cai muito bem para quem quiser entender melhor, o processo de plantação e exportação de café do país.

A fazenda Bela Vista, possui 100 hectares de café e produz em média, 3.200 sacas de café por ano. Próxima do centro de Guaxupé, o local abriga diversas plantações de café. As mudas por lá, florescem entre agosto e novembro. Entre maio e julho, acontece a colheita e, durante este período, vale a pena visitar o local, para acompanhar de perto o trabalho de agricultores.

EPISÓDIO 1

No sítio Jamel, que fica em Caconde, divisa de São Paulo e Minas Gerais, fica o Bairro do Escondido, onde a produção anual de café, não excede duzentas sacas. No passeio pelas estradas de terra, o visitante poderá encontrar diversas capelas e igrejas construídas na beira de estradas, que remontam um pouco da história de fé contida na região.

EPISÓDIO 2

Quem passar pelo sítio Alves e Pinheiro, em São Pedro da União, vai perceber que as casas possuem centenas de grãos de cafés espalhados pelo quintal. É indicado também, passar – e fotografar – as imensas plantações de café, que enchem os olhos, não só pela vista, mas pela localização privilegiada, que fica a 1.100 metros de altitude.

EPISÓDIO 3

Nesta etapa do processo, é hora do conhecer o complexo industrial do Japi, de onde o café parte para o mundo

EPISÓDIO 4

Nesta última etapa, o café é selecionado e precisa ser degustado, antes de ser enviado ao comércio

EPISÓDIO 5

Fonte: Diário de S.Paulo (Por Daniel Pires)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *