Cafezal no centro de São Paulo

Imprimir

Um olhar mais atento para quem visualiza a região do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, consegue identificar uma pequena mancha verde, próxima ao parque, do outro lado da avenida 23 de Maio, bem atrás do antigo prédio do Detran paulista.

Em área de 10 mil metros quadrados, dentro do terreno do Instituto Biológico, está instalado o maior cafezal urbano do Brasil e também um dos maiores do mundo. São 1.536 árvores em produção que devem proporcionar neste ano aproximadamente 400 quilos que café torrado. Essa colheita começou a ser feita ontem e marca o início da safra no Brasil.

O cafezal do Instituto Biológico foi criado junto com o parque do Ibirapuera, em meados da década de 50 e renovado nos anos 80. A transformação do antigo prédio do Detran em museu dará um apelo turístico ao cafezal e reacendeu um antigo projeto do instituto: instalar uma cafeteria no local e criar uma pequena torrefação.

A ideia nasceu em 2006, a exemplo do que acontece na França. Em Paris, todos os anos, o início da safra de uva é marcada pela colheita simbólica de um parreiral instalado no meio da cidade. 

Fonte: Valor Econômico
Fotos: Sérgio Parreiras Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *