Cafés especiais: fase nacional do Cup of Excellence – Early Harvest terá 86 participantes

Imprimir

Os profissionais de prova e classificação que compõem o Júri Nacional do 13º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – ‘Cup of Excellence Early Harvest’ – Edição 2012 selecionaram 86 amostras que tiveram nota mínima de 85 pontos (em uma escala de 0 a 100) e irão para a Fase Nacional do certame. A avaliação dos cafés – com base em tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e principalmente qualidade de bebida – ocorreu em Varginha, de 8 a 12 de outubro, na sala de provas da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês), entidade que organiza o concurso em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

De acordo com a apuração, o estado com maior número de lotes aprovados para a próxima etapa do concurso foi Minas Gerais, com representatividade de 80,23% (69 amostras) do total. Dos demais concorrentes, 6,98% são de São Paulo (seis amostras); 5,81% da Bahia e do Espírito Santo, com cinco amostras cada unidade; e 1,16% do Paraná, com uma amostra aprovada. A relação, em ordem alfabética, dos produtores que tiveram seus cafés classificados pode ser acessada no site da BSCA (http://bsca.com.br/cup-of-excellence.php?id=11).

Os lotes selecionados para a fase nacional do Cup of Excellence Early Harvest, que é auditado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Contábeis e Tributários (IPECONT) e se destina exclusivamente aos cafés produzidos por via úmida (despolpados e cerejas descascados), deverão ser beneficiados, preparados e depositados em um dos armazéns credenciados (vide regulamento no site da BSCA http://www.bsca.com.br) até o dia 22 de outubro de 2012. Após esta data, não serão aceitos depósitos de lotes participantes.

Na fase nacional, os lotes pré-selecionados irão à prova no período de 29 de outubro a 2 de novembro deste ano, com o anúncio do resultado previsto para o dia 5 do mesmo mês. Essas amostras passarão, então, pelo crivo da Comissão Julgadora Internacional, entre 5 e 9 de novembro, a qual fará o anúncio, neste último dia, dos vencedores que participarão do leilão Cup of Excellence, a ser realizado em 10 de janeiro de 2013.

APOIO — Promovido pela BSCA em parceria com ACE e Apex-Brasil, o concurso é patrocinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), do Conselho Nacional do Café (CNC), da Cooperativa de Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul), da EMATER-PR, do Governo do Estado do Paraná e do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

Fonte: Assessoria de Comunicação BSCA (Paulo André Colucci Kawasaki)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *