Cafeicultura em Varre-Sai, no RJ, será inaugurada nesta quinta-feira

Imprimir

A cafeicultura fluminense, que já foi líder na produção mundial no período do Império, se prepara para conquistar novos espaços no mercado com a oferta de café de melhor qualidade, preço competitivo e mais resultado financeiro para os produtores. Nesta quinta-feira (16), às 10 horas, governador Luiz Fernando Pezão, o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, representantes do setor cafeeiro no estado e produtores rurais participam da inauguração da unidade de rebeneficiamento de café da Coopercanol – (Cooperativa de Produtores de Café do Noroeste Fluminense), em Varre-Sai, no Noroeste Fluminense.

O equipamento, adquirido com recursos de R$ 1,7 milhão do BNDES, repassados pelo Banco do Brasil através da estratégia de Desenvolvimento Rural Sustentável – DRS, permitirá que o café de boa qualidade da região, que anteriormente ia para Minas Gerais e Espírito Santo, passe a ser rebeneficiado, já saia selecionado e classificado do próprio estado para exportação ou venda à mercados consumidores de alto padrão.

De acordo com dados da Emater-Rio, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural vinculada à secretaria estadual de Agricultura, o polo cafeeiro da Região Noroeste, que reúne os municípios de Varre-Sai, Natividade, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana, responde pela produção anual de 200 mil sacas de café beneficiado, envolvendo mais de dois mil produtores em área superior a 10 mil hectares. Varre-Sai é o maior produtor estadual de café, com 90 mil sacas/ano, com 940 produtores e área cultivada de 4.760 hectares.

Fonte: G1 Norte Fluminense

One thought on “Cafeicultura em Varre-Sai, no RJ, será inaugurada nesta quinta-feira

  • 20/01/2017 at 8:40 pm
    Permalink

    Boa Noite! Gostaria de fazer o curso de cafeicultura no RJ. A onde se encontra este curso?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *