Cafeicultura de Montanha: EPAMIG realiza Dia de Campo em Machado

Imprimir

A EPAMIG realizará amanhã (14), em Machado a divulgação de novas tecnologias para a cafeicultura de montanha. O evento acontece, na Fazenda Experimental da EPAMIG. O objetivo do evento é incentivar o intercâmbio de informações entre diferentes elos da cadeia produtiva do café, atividade tradicional da região.

Pesquisadores da EPAMIG apresentarão resultados de pesquisa em cinco estações de campo, como: produtividade e qualidade do café; cultivar Paraíso (H419-1) como alternativa para cafeicultura de montanha; reconhecimento, danos e controle de pragas no cafeeiro; manejo de podas e Programa de Certificação de Propriedades Cafeeiras – Certifica Minas Café.
Qualidade na cafeicultura, demandas mundiais e oportunidades serão temas apresentados pela pesquisadora da EPAMIG Sul de Minas Sara Maria Chalfoun, que participa de projetos de pesquisas sobre benefícios do café para a saúde, sustentabilidade da produção orgânica de café em Minas Gerais, inclusão de cafeicultores familiares por meio da adoção de tecnologias de baixo custo, dentre outros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.

Pesquisas em Café
A EPAMIG desenvolve tecnologias em diversas regiões de Minas Gerais. Atualmente, estão concentradas no Núcleo Tecnológico EPAMIG Café (Nutec), que coordena as atividades de pesquisa e desenvolvimento relacionadas àquela cultura, nas seguintes Unidades da Empresa: Fazenda Experimental Dr. Sílvio Menicucci, em Lavras, Fazenda Experimental de São Sebastião do Paraíso, Fazenda Experimental de Três Pontas, Fazenda Experimental de Patrocínio, Fazenda Experimental Vale do Piranga e Fazenda Experimental de Machado. Nesta Unidade são desenvolvidas pesquisas nas áreas de fertilidade de solo, melhoramento genético, pragas e doenças e manejo da cultura. Na Fazenda Experimental de Machado também são produzidas sementes e mudas de café para transferência de tecnologia.

Confira a programação do evento:

Fonte: Jornal Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *