Café do Cerrado impressiona comitiva portuguesa

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Entre os dias 07 e 09 de julho o Sistema Café do Cerrado recebeu uma comitiva de Portugal, cuja maioria composta por industriais do setor de torrefação de café. A visita foi uma realização da AICC – Associação Industrial e Comercial do Café, de Portugal, em parceria com a Federação dos Cafeicultores do Cerrado e patrocinado pela Expocaccer, sendo esta visita parte do projeto de ampliação do Café do Cerrado através da criação de canais diretos de comercialização e de valorização da marca.

O objetivo dos visitantes foi aprofundar o conhecimento na cadeia produtiva do café e em três dias na região, tiveram um roteiro intenso compreendendo visitas a três propriedades de café, para que assim houvesse plena noção do processo de cultivo, colheita e benefício em fazendas de pequeno, médio e grande porte. Na fazenda Santo Antônio, de pequeno porte, localizada na unidade de Santo Antônio da Lagoa Seca, os portugueses puderam conferir o processo de colheita manual e também experimentar a sensação de colher o fruto. "A viagem à região cafeeira do Brasil é um sonho de uma vida, pois sempre ouvimos falar e agora estamos tendo a oportunidade de conferir, de perto, tudo que imaginávamos sobre a região", entusiasma-se a administradora de torrefação, Helena Pina.

Tal entusiasmo justifica-se pelo fato de que poucos na comitiva conheciam de perto uma fazenda de café, logo, o produto que a maioria conhecia, até o momento, era o café rebeneficiado, em grão verde, da forma como é encaminhado para as torrefações. Por isto, o fato de estarem presentes em uma região produtora e conhecer o processo que antecede o café antes de chegarem até eles, impressiona, sobretudo para aqueles que possuem um conhecimento maior em plantas, como a engenheira agrônoma e diretora de qualidade, Sandra Azevedo. "Conhecer a região foi espetacular. A visão que passaremos a ter do produto café, com certeza, será diferente, pois o trabalho que é realizado nas fazendas e nas organizações, com tanta dedicação, é muito impressionante".

Seguidamente às visitas nas fazendas, a comitiva participou de palestras sobre a organização do Café do Cerrado, conheceu a estrutura da Expocaccer e participou de sessões de provas de café e uma rodada de negócios, cuja finalidade é a inserção do Café do Cerrado no país, uma vez que a marca não é profundamente conhecida, porém, através desta visita um importante passo no projeto de expansão da marca foi dado, como avalia Eustáquio Miranda, superintendente da Expocaccer.

O contato inicial foi feito, a partir de agora o trabalho é no sentido de estreitar os laços comerciais e difundir a marca Café do Cerrado para as torrefações do país". Difusão esta que já teve seu início pela impressão que a região causou. "Não conhecia com profundidade a região e o Café do Cerrado, porém agora pude comprovar a grandiosidade e a bela organização do Sistema", finaliza Margarida Ferreira, secretária geral da AICC.

Fonte: Café do Cerrado

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