Café: chuvas favorecem florada na safra 20102/13 na Costa Rica

Imprimir

As boas condições climáticas para o plantio de café na Costa Rica têm inspirado otimismo nos agricultores em relação à safra 2012/13, pois a florada deve começar bem, afirmou uma autoridade do setor nesta quarta-feira.

"Tem chovido satisfatoriamente", declarou Ronald Peters, presidente do Instituto do Café da Costa Rica, o Icafe. "Esperamos boas floradas. Na próxima semana, teremos relatórios gerais de todas as regiões do país", acrescentou. O executivo também disse que relatórios climáticos têm indicado que as chuvas esporádicas vão continuar por meses, "da forma que precisamos".

O progresso na colheita 2011/12, que está próxima de terminar, tem permitido que os produtores tenham tempo mais que suficiente para preparar os cafezais para a próxima temporada, com podas, regulação de sombra e outros tipos de manutenção, informou Peters.

A tendência baixista dos preços internacionais do café arábica é preocupante para produtores da Costa Rica, onde os custos são especialmente altos. Mas Peters disse que há recursos para lidar com isso no momento por causa dos lucros da última safra. Ele acrescentou que a alta demanda pelo arábica lavado do país, procurado para blends gourmet, geralmente mantém um prêmio no mercado.

A Costa Rica deve produzir 1,6 milhão de sacas de 60 quilos de café nesta safra, uma ligeira alta em relação a 2010/11. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *