Café casa-se com a música, em Três Pontas

Imprimir

Poderá tomar café ouvindo as músicas contidas nas embalagens, é uma das experiências propiciadas por esse projeto

 

Três Pontas é uma cidade com cheiro de café. Um cheiro quente, que remete a aconchego de casa de vó, aquece as ideias, rega causos, inspira poesias, cantos, dedilhar de pianos e violas.  Cidade exportadora de talentos extraordinários, sensibilidades calcadas no luar refletido por suas montanhas, cobertas com o verde sem fim dos cafezais. Três Pontas tem grotas e serras onde os sinos fazem eco e o canto de sua gente não poderia encontrar melhor acústica. Esta cidade que respira café e pulsa música, vale-se dos mesmos braços, para a colheita e para os acordes.  Lidiane Faria, da Vimi Café, buscou nessa simbiose, a inspiração.   Da tulha das tradições, sons e sabores, teve a ideia de encher fartos balaios e adorná-los com cifras e versos da poesia inerente da sua gente. Agora os oferta ao público que esteja em busca de algo mais em um café.

Está servido, pois, o Café com Música, para deleite de paladares e sentidos!

Um café onde as notas do sabor se entrelaçam harmonicamente com as das melodias – alquimia do que Três Pontas tem de melhor. Quem está por perto pode conferir tudo isso na própria cafeteria da Vimi, na cidade, que servirá dez dos doze cafés do projeto –  dois deles são cápsulas. Quem está longe pode adquirir essas preciosidades pelo site da cafeteria. Poderá tomar café ouvindo as músicas contidas nas embalagens, só baixar o aplicativo e apreciar as composições dos artistas homenageados, complementando assim a experiência sensorial.

São 12 cafés, em 12 embalagens distintas, confeccionadas especificamente para cada um dos produtores envolvidos no projeto.  O critério padrão para cada participante foi o de ter produtos certificados, com pontuação acima de 84 pontos (segundo a escala da Associação de Cafés Especiais da América- SCAA)  e propriedades aprovadas no quesito socioambiental, ou seja, dentro dos padrões exigidos de conservação do solo, matas, nascentes e mão de obra trabalhando em condições dignas.

Esses cafés selecionados pela Vimi, estão disponibilizados ao consumidor, em embalagens personalizadas, contendo, cada uma, os versos de um dos compositores de Três Pontas, costurando, assim, o café com a arte.  Entre os músicos Três Pontanos, a participação especial de Toninho Horta, que mantêm parcerias estreitas com a cidade e seus compositores.

Lidiane confessa que essa foi a parte mais difícil:  escolher as 12 letras entre tantas coisas boas ofertadas ao projeto. “Teve uma hora em que eu pedi: ‘gente, não me tragam mais nada pois não tenho mais condições de escolher!’  tamanha a beleza das composições que chegavam. Três Pontas realmente é um celeiro de talentos”.

Os cafés, foram classificados pelo marido, Luciano Vitor de Faria, que trabalha há quase 20 anos como degustador e provador.  Parceria definida entre cafés e música, a segunda parte do projeto foi desenvolver as embalagens, preparar e embalar cada um dos cafés escolhidos para o projeto.

Toda essa maravilha, que será tomar café com música, vai durar enquanto durarem os estoques dos cafés selecionados e das embalagens. É uma coletânea, portanto, com tempos de duração, mas que, segundo os envolvidos, tem sido tão prazerosa e elogiada que seus idealizadores já planejam novas ações similares para um futuro próximo.  “Para os próximos dois anos, nossas linhas de cafés terão o cunho cultural, para 2019, será café com poesia e, 2020, café com fotografia. Para ambos os projetos faremos um concurso e os ganhadores estarão com suas obras em nossas embalagens”, adianta Lidiane.

O café com Música, nesta edição, conta com as parcerias de: Toninho Horta, Wagner Tiso, Isabela Morais, Clayton Prósperi, Adriano Kamy, Natasha Maria, Mauro Marques, Sérgio Ricardo, André dos Santos, João Marcos Veiga, Bruno Cabral, Haroldo Junior, Heitor Branquinho, Ismael Tiso, Marco Elizeo.

vimicafe

Para mais informações e fotos, acesse www.vimicafe.com.br  

Enviado por Eliana SonjaSakey Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *