Brasil exporta 34 milhões de sacas de café

Imprimir
Dados da Organização Internacional do Café (OIC) divulgados recentemente indicam que o Brasil exportou 34 milhões de sacas do grão no ano internacional da commodity 2015/16 (outubro/setembro).

Embora mantenha o posto de maior produtor e exportador global de café, o País teve desempenho 6,7% menor na comparação com o período anterior, queda similar registrada também pelo setor.

No ano 2015/16, as exportações globais foram pressionadas por uma baixa de quase 7% nos embarques de café robusta, para 40,8 milhões de sacas. Nas exportações globais de café arábica, o principal produto exportado pelo Brasil, aumentaram 3,2% por cento, para cerca de 71 milhões de sacas.

O que afetou o desempenho do País nas exportações foi o baixo desempenho das colheitas prejudicadas pela seca em regiões produtoras potenciais do País. Em Países concorrentes, houve aumento nos embarques.

Segundo a OIC, as exportações do Vietnã (maior exportador de robusta) subiram 7,7% por cento no ano, para 22,9 milhões de sacas, enquanto o Peru elevou os embarques em mais de 40%, para 3,5 milhões de sacas.

Além do Brasil, a Indonésia registrou queda nas exportações anuais, de 24,7% por cento, para 6,1 milhões de sacas.

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *