Bolos e Pães – Pão de Milho

Ingredientes

2 xícaras (de chá) de água.
1/2(meia) xícara (de chá) de açúcar.
2 colheres (de chá) de sal.
1 1/2 (uma e meia) xícara (de chá) de fubá.
4 colheres (de sopa) de óleo ou gordura.
1/2 (meia) xícara (de chá) de água morna.
2 colheres (de sopa) de fermento granulado ou dois tabletes de fermento fresco.
3 ½ (três e meia) xícaras (de chá) de farinha de trigo.
1 ovo.

Preparo

Colocar em uma panela duas xícaras de água, o açúcar e o sal.Levar ao fogo e, quando ferver, retirar a panela do fogo, acrescentar aos poucos o fubá, mexendo rápido para não empelotar.
Voltar com a panela ao fogo para cozinhar o fubá, mexendo sempre. Fica na consistência de angu mais duro. Retirar do fogo e deixar esfriar.
Em vasilha à parte, colocar a água morna, o fermento e uma colher de sopa de açúcar. Mexer, tampar com um pano de prato e deixar crescer por 10 minutos.
Acrescentar ao angu o óleo, o ovo, a farinha de trigo e o fermento. Misturar muito bem e sovar a massa por uns 10 minutos, até ficar lisa e macia.
Untar uma vasilha com óleo, colocar a massa e virá-la, para que fique com a parte untada para cima. Tampar a massa com um pano de prato e deixar crescer até dobrar de tamanho(aproximadamente uma hora).
Amassar novamente por uns 5 minutos, formar os pães do tamanho desejado, passando-os para uma tábua polvilhada com fubá. Colocar os pães nas formas untadas e deixar crescer tampados com um pano de prato até dobrar de tamanho (demora mais ou menos 45 minutos).
Assar um forno quente. Os pãezinhos levam de 20 a 25 minutos para assar. Pães maiores demoram 40 minutos. Retirar das formas assim que sair do forno.

Observações

Pode-se substituir:
– a água por leite, para cozinhar o fubá.
– o açúcar comum por açúcar mascavo ou por melado de rapadura.

Nesse caso, há necessidade de acrescentar um pouco mais de farinha de trigo para amassar o pão.A massa deve ficar bem macia, mas sem grudar nas mãos.
Às vezes, há necessidade de mais um pouco de farinha de trigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *