Belo Horizonte recebe roteiro de cafés especiais

Imprimir

O cheiro de um bom grão de café torrado deixa qualquer apaixonado pela bebida com água na boca. Para fomentar um novo olhar sobre a cultura cafeeira e promover a experimentação de novas técnicas, grãos e sabores, a Liga dos Baristas preparou o roteiro Café da Semana, que será lançado ao público no próximo dia 12, durante a Feira Aproxima, na Casa Fiat de Cultura, das 10h às 16h.

O Café da Semana acontece entre os dias 21 e 26 de setembro e engloba alguns dos melhores locais para degustar um café de qualidade em Belo Horizonte. Serão 10 estabelecimentos da cidade, parceiros da Liga, que oferecem bons cafés para proporcionar uma experiência diferenciada aos coffee lovers. Entre eles estão A Pão de Queijaria, Frau Bondan, Amora Coffee Roaster, Mole Antonelliana e Quitand’arte, que vão oferecer harmonizações exclusivas de especialidades da casa com a bebida.

De acordo com KJ Yeung, um dos idealizadores da Liga dos Baristas, a ideia é inserir a cidade nos circuitos nacional e internacional de cafés especiais. “Destacamos esses estabelecimentos para quebrar um paradigma, mostrar que não só as cafeterias oferecem as melhores bebidas hoje. Temos confeitarias, pão de queijarias e até gelaterias que primam pela qualidade do café.

Queremos mostrar que o café especial é acessível. O público tem buscado mais conhecimento, novas experiências sensoriais e ficado mais exigente em relação ao produto. Afinal, se Minas é o estado do café, nada mais justo que os mineiros tenham acesso a alguns dos melhores produtores do Brasil”, explica Yeung.

Por meio do projeto, que integra a Semana Internacional do Café, a Liga dos Baristas promove as diversas regiões produtoras de café de Minas Gerais, denominadas Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas, Mantiqueira de Minas e Sul de Minas, trazendo para os estabelecimentos seus grãos e contando um pouco sobre as características de cada região.

As informações sobre as regiões produtoras também poderão ser conhecidas durante a Semana Internacional do Café – de 24 a 26 de setembro – no estande da Liga dos Baristas, no Expominas, em Belo Horizonte.

Roteiro Café da Semana – 21 a 26/09

A Pão de Queijaria

Rua Antônio de Albuquerque, 856 – Funcionários

(31) 3244-2738

 

Studio Amora Café

 

Rua Sergipe, 1035, Funcionários

(31) 3566-8242

 

Braga Pão de Queijo

Avenida Abrahão Caram, 1001, Esplanada Sul – Mineirão

(31) 3499-4413

 

Duo Studio Gourmet

Rua Felipe dos Santos, 451 – Lourdes

(31) 3275-0527

 

Frau Bondan

Rua Espírito Santo, 1909, Lourdes  

(31) 3337-8198

Avenida do Contorno, 6061 – Pátio Savassi – 1º Piso

(31) 3330-8755

 

Lullo Gelateria Italiana

Rua Albuquerque, 617, Savassi

(31) 3656-0625

 

Mole Antonelliana

Av. João Pinheiro, 156 – Centro

(31) 3224-1342

 

Pedal & Prosa

Rua Padre Marinho, 321, Santa Efigênia

(31) 3081-8996

 

Roça Capital

Avenida Augusto de Lima, 744, Lj 268 – Mercado Central de Belo Horizonte

(31) 3789-8669

 

Quitand’arte

Rua Antônio de Albuquerque, 369, Savassi

(31) 9210-8452

 

Sobre a Liga
A Liga dos Baristas nasceu em Belo Horizonte, em 2015, com o objetivo de ser um grupo coeso, múltiplo e fomentador de conhecimento, por meio da troca de experiências entre profissionais que detém o saber na indústria cafeeira e as pessoas que buscam mais informações e um novo olhar para a bebida.

 

O objetivo é consolidar o mercado de produtores, torrefadores e baristas como uma entidade unida e fortalecida no estado, investindo no compartilhamento de conhecimento, ações junto aos produtores e eventos. O barista é o principal embaixador do café.

Semana Internacional do Café
Criada em 2013, a Semana Internacional do Café (SIC) tem como principal objetivo reunir toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro – nacional e internacional – em prol do crescimento social e economicamente sustentável do café brasileiro. Sediada em Belo Horizonte – Minas Gerais, estado responsável por 50% da produção da safra nacional, o evento movimenta anualmente milhares de profissionais e apreciadores de todo o mundo. Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – Faemg, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, a SIC conta também com Patrocinadores Diamante Sistema Ocemg, Sescoop e Sistema OCB; Patrocinador Prata Sicoob Sistema Crediminas e Patrocinador Bronze Jacto.
.
Fonte: Sistema FAEMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *