Associação Brasileira de Cafés Especiais define calendário do Concurso Cup of Excellence 2011

Imprimir

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) definiu o calendário do 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2011, que realiza em conjunto com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alliance for Coffee Excellence (ACE) e Agricoffee Consultoria em Café, empresa responsável pela coordenação técnica do certame.

ETAPAS

De acordo com os organizadores, o prazo para a inscrição de qualquer produtor da variedade Coffea arabica no Brasil, safra 2011, na fase de pré-seleção do Concurso, está aberto até o dia 30 de setembro deste ano.

A etapa de pré-seleção dos lotes ocorrerá de 3 a 7 de outubro, no Centro de Excelência do Café do Sul de Minas (CEC – Sul de Minas), localizado no município de Machado (MG). Os lotes aprovados passarão à fase nacional, que também será realizada no CEC – Sul de Minas, entre os dias 7 e 11 de novembro.

Os qualificados nesta etapa automaticamente se classificam para a fase internacional, que ocorrerá de 14 a 18 de novembro, na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina (PR). Ainda no dia 18 de novembro, no município de Jacarezinho (PR), durante a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (FICAFÉ 2011), será realizada a cerimônia de premiação do 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil, quando serão conhecidos os melhores grãos nacionais produzidos nesta safra e os lotes que participarão do concorrido leilão, via internet, do Cup of Excellence, a ser realizado em janeiro de 2012.

JÚRI NACIONAL

Aos classificadores e degustadores de café que desejam integrar o Júri Nacional do concurso de qualidade deste ano, a organização informa que a prova de seleção desses profissionais ocorrerá na primeira quinzena de setembro, no Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, em Machado (MG). A BSCA comunica que um informe será emitido à imprensa anunciando a abertura das inscrições.

O 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil, aberto a todos os produtores de café arábica desta safra, tem como objetivo premiar os cafeicultores pela excelência de seus grãos e promover e divulgar a alta qualidade dos cafés especiais brasileiros no mercado internacional. Os produtores campeões ganham como prêmio a venda de seus respectivos lotes no exclusivo leilão pela internet Cup of Excellence, disputados por inúmeras torrefadoras e casas de café, principalmente da América do Norte, Europa e Ásia.

SERVIÇO

12º Concurso de Qualidade Cafés Especiais do Brasil – Cup of Excellence 2011
> 22/06 a 30/09: inscrição das amostras na fase de pré-seleção.

> De 03 a 07/10: fase de pré-seleção das amostras enviadas, em Machado (MG).

> De 07 e 11/11: análise dos cafés na Fase Nacional, em Machado (MG).

> De 14 a 18/11: Avaliação por parte do Júri Internacional, em Londrina (PR).

> No dia 18/11: Cerimônia de premiação na FICAFÉ 2011, em Jacarezinho (PR).

> Janeiro de 2012: Leilão internacional, via internet, do Cup of Excellence 2011.

Fonte: Página Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *