As utilidades da borra de café

Imprimir

O que você faz com a borra de café? A maioria das pessoas inocentemente joga fora e não sabe que esse resto de café, meio barrento, pode ser muito aproveitado.

1. Borra de café para combater a dengue:
Talvez esta seja a utilidade mais importante da borra para a nossa saúde, a sua apropriação como inseticida para o combate à dengue. Para fazer isso, basta colocar 4 colheres de sopa cheias de borra em um copo de água e dispor nos vasos de planta. Lembrando que ela também afasta outros insetos e pragas, funcionando como um pesticida completo. Para manter a eficácia, troque a solução a cada sete dias. Ah, e fique tranquilo: a borra não vai matar a planta, muito pelo contrário, veja a próxima dica.

2. Borra de café como adubo:
Isso mesmo, além de afastar os mosquitos da dengue das suas plantas, a borra de café é também uma boa opção de adubo. Misture o resíduo ao adubo que você utiliza e espere alguns dias pelo resultado, suas plantas vão ficar mais fotes e bonitas. Ela é particularmente boa para o crescimento de cenoura e rabanete. Neste caso, basta você misturar a semente com a borra de café antes de plantar.

3. Borra de café para limpar manchas difíceis:
Sabe aquela panela que você já tentou de tudo, mas não conseguiu limpar? Pegue-a e faça um teste: misture a borra de café com um pouco de água e em seguida esfregue com uma escova firme. Em instantes a mancha se dissolve graças ao caráter abrasivo e à acidez da borra. Importante: certifique-se de que os objetos que você vai limpar são mesmo resistentes a manchas, pois há o perigo de tingir, conforme a próxima dica.

4. Borra de café como corante: 
Pode parecer estranho, mas a borra do café pode ser utilizada para tingir objetos, como tecidos e mobílias. Fazer o corante é bem simples: coloque a borra de café em um filtro ou naylon e deixe-a mergulhada em duas xícaras de água quente por um período de 5 a 10 minutos (depende da intensidade da cor que você deseja). Quanto maior for o objeto, mais borra e água serão necessários.

5. Borra de café para afastar cheiros ruins:
Outra utilidade da borra de café é “sugar” cheiros ruins, ou seja, ela também atua como um desodorizante. A solução é a seguinte: pegue a borra já seca e coloque dentro de uma meia-calça velha. Em seguida, amarre e feche a meia. Pronto, agora é só colocar em algum cantinho que você precise refrescar, como armários e até no congelador. Pode ficar tranquilo que ela vai apenas puxar o cheiro desagradável, sem colocar o cheirinho de café e ficar te provocando, dando aquela vontade de beber um cafezinho toda vez que você abrir o guarda-roupa. A ação deste desodorizante pode durar algumas semanas ou chegar a um mês. Em seguida, renove-o.

Fonte: Coffee Break

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *