Artistas brasileiros se destacam em premiação da illycaffè na Espanha

Imprimir
O paulistano Marcelo Cidade foi o grande vencedor do Prêmio illy SustainArt 2018 que a illycaffè entregou na edição deste ano da ARCOmadrid, tradicional feira de arte contemporânea que acontece na capital espanhola. Daniel Steegmann, Ivan Grilo, Marina Weffort e o Coletivo Opavivará também fizeram bonito, se colocando entre os 10 finalistas da premiação.

A obra “Expansão por Subtração”, de Marcelo Cidade, apresenta crítica aos sistemas de segurança precários do Brasil, inspirada pelo design do arquiteto Oscar Niemeyer. Representado pela Galeria Bruno Múrias, de Lisboa (Portugal), o artista se diz identificado com a experiência urbana e na transitoriedade entre os universos público/coletivo e privado/individual. A premiação em Madri lhe conferiu 15 mil euros, após eleição do júri formado pelos curadores Adriano Pedrosa, Maria Inés Rodríguez e Carlo Bach, diretor artístico da illycaffè.

Desde 2007, o Prêmio illy SustainArt reconhece o trabalho de artistas latino-americanos, a maioria provenientes de países produtores de café e nascidos a partir de 1970, visando promover o compromisso da empresa para um crescimento sustentável da comunidade artística internacional e oferecendo oportunidades de visibilidade e troca dentro do mercado artístico dos países envolvidos. Além da ARCOmadrid, a premiação acontece anualmente no Brasil, na SP-Arte, maior feira de arte contemporânea do país.

Os dez primeiros colocados na ARCOmadrid2018 foram:

Sobre a illycaffè
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.269 pessoas globalmente em 2016, quando registrou receitas consolidadas de 460 milhões de euros.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *