Algodão e café lideram altas agrícolas no ano

Imprimir

O ano de 2010 termina com um cenário de preços bastante favorável para os produtores agrícolas. Reativação da economia mundial, reposição de estoques e demanda maior, principalmente em países emergentes, elevaram os preços para patamares históricos.
A maior alta do ano fica com o algodão, que há algumas semanas chegou a dobrar de preço em relação a 2009. O produto foi negociado pelos maiores valores dos últimos 140 anos.

Com prejuízos nos anos anteriores, os produtores reduziram a área de cultivo e a produção mundial ficou em apenas 21,8 milhões de toneladas em 2009, enquanto o consumo foi a 24,6 milhões de toneladas.

A alta de preços trouxe ânimo novamente aos produtores, e a safra 2010/11 deverá atingir 27,3 milhões de toneladas. Os estoques sobem para 11,2 milhões, 26% mais do que há dois anos.

Os cafeicultores também terminam o ano com preços favoráveis. Internamente, a saca de café de melhor qualidade supera R$ 400.

Já na Bolsa de commodities de Nova York, o café supera US$ 2,40 por libra-peso. Com isso, o produto acumula alta de 76% em relação aos valores de negociação do final de 2009.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *