Alerta: avisos fitossanitários para o café

Imprimir

A Estação de Avisos Fitossanitários da Fundação Procafé, em parceria com a Fundaccer, ACA, Capal, Acarpa e Uniube lançou o primeiro boletim de avisos para o café, voltado para a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

De acordo com o boletim, na região de Araxá o índice pluviométrico do mês de setembro foi de 88,6 mm, superior à média histórica para o mês que é de 67,0 mm. A temperatura média de 22,4ºC foi superior a média histórica. A temperatura máxima absoluta foi de 33,7ºC e a mínima de 12,8ºC.

Na zona de Patrocínio, o índice pluviométrico do mês de setembro, de 51,9 mm, foi superior à média histórica para o mês que é de 37,0 mm. A temperatura média de 21,9ºC foi superior a média histórica. A temperatura máxima absoluta foi de 34,5ºC e a mínima de 8,8ºC.

O crescimento vegetativo (início em setembro de 2010) em Araxá foi, em média de ramos, de 1,3 nó e, em Patrocínio, o crescimento médio de ramos foi de 0,9 nó.

Controle e ataque de pragas e doenças
Ferrugem: nas duas localidades, o índice médio da infecção nas lavouras amostradas foi 7,37%, variando de 1,0% a 19,0%. Por se tratar de inoculo residual em folhas velhas, tende a diminuir na próxima amostragem.

Cercóspora: Infecção média de 8,0%, residual do ciclo anterior.

Phoma: Deve ser efetuado o monitoramento e controle em locais propícios ao ataque da doença na pós-florada, principalmente em Patrocínio.

Bicho Mineiro: Ataque médio de 8,7% com tendência a redução devido ao retorno das chuvas no final do mês. Efetuar o monitoramento de adultos e larvas vivas, principalmente em lavouras novas para verificar a necessidade de controle.

Ácaro Vermelho: Constatado ataque médio de 8,7% em Araxá, com tendência a redução pelo retorno das chuvas.

Broca: Colheita realizada.

O aviso aponta que, nas duas localidades, o regime pluviométrico não foi suficiente para elevar o armazenamento ideal de água no solo, porém, as chuvas retornaram de maneira significativa no final do mês, com precipitação superior a evapotranspiração. Para o mês de outubro, a irrigação será necessária somente se as precipitações forem inferiores à evapotranspiração.

Mediante ocorrência de florada significativa no final do mês, para lavouras com potencial produtivo e histórico de ocorrência de phoma, é recomendável efetuar controle com fungicidas específicos na pós-florada. "Por se tratar de inoculo residual, o controle da ferrugem é recomendado com aplicação de fungicidas sistêmicos de solo a partir da segunda quinzena de outubro, e/ou foliares protetivos/sistêmicos a partir de novembro conforme evolução epidemiológica", indica o boletim. 

Fonte: Procafé | AgnoCafé | CaféPoint

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *