ACAVE promove Fórum para cafeicultores em Santo Antônio do Amparo (MG)

Imprimir
A Associação dos Cafeicultores do Campo das Vertentes (ACAVE) promove o I Fórum para os produtores da região, em Santo Antônio do Amparo (MG). Debates sobre qualidade, sustentabilidade, produtividade e mercado terão espaço no evento. Na oportunidade, será exibido o primeiro vídeo sabre a cafeicultura da região com a abordagem sobre o processo da indicação Geográfica para os 17 municípios pertencentes ao circuito.

A região – uma das mais tradicionais do país – quer evidenciar experiências de sucesso no mercado através do incremento de qualidade dos cafés.

o evento conta com a presença de nomes reconhecidos nacional e internacionalmente. Produtores, empresários, estudantes e todos os interessados e envolvidos na cadeia produtiva e de mercado do café são convidados para esse
importante encontro.

Confira a programação:

DIA 18/11 — Segunda-feira
Local: Clube Recreativo Amparense

9h – Abertura Oficial com a presidência da ACAVE
9h30 – Reconhecimento aos produtores que participarão da fase final do I Concurso Taça do Campo
10hPainel “Produtividade, sustentabilidade e qualidade’

Dr. Gladyston Rodrigues Carvalho – pesquisador da EPAMIG coordena projetos em manejo da lavoura e melhoramento genético do café. Fala da experiência de produtividade e dos varietais.

Maurício Malvoni – auditor da IBD certificações. Discute a evolução das certificações e dos programas de sustentabilidade nos últimos 20 anos.

Carmen Lúcia Chaves de Brito (Ucha) – produtora de cafés especiais, é proprietária das Fazendas Caxambu e Aracaçu. É presidente da BSCA. Partilha e analisa a evolução dos cafés especiais no Brasil nos últimos anos.

12h – Almoço

14hPainel “Mercado de cafés: dados, desafios e perspectivas“

Guilherme K. Morya – analista sênior do Rabobank. Fala sobre os desafios e oportunidades para Cafeicultura Brasileira, elencando dados sobre estoques, demanda e experiências internacionais em países como Vietnã e Colômbia.

João Moraes – gerente global de soluções para Café da Yara Fertilizantes. Aborda o Programa de mitigação de riscos,

Archimedes Coli Neto – Centro de Comércio de Café de Minas Gerais. Traz sua experiência na análise de mercados e discute os dados recentes acerca de produção, estocagem e oportunidades.

16hPainel “Mercado consumidor: possibilidade de expansão e experiências inovadoras’
Patricia Carvalho – gerente do projeto “Florada” da 3 Corações. Aborda o sucesso do projeto da empresa e aponta caminhos para agregar valor.

Representante da Campos Coffee – partilha a partir da visão de um torrador de cafés especiais da Austrália, que atendeu mercado de hotéis, restaurantes e cafeterias.

Gelma Franca – proprietária da IL Baristas Cafés Especiais. Fala sobre e mercado de cafés especiais no Brasil a partir da perspectiva dos pequenos torradores e redes de cafeterias.

DIA 19/11 – Terça-feira
Local: Clube Recreativo Amparense

9h – Prova do Concurso de Qualidade de Café do Campo das Vertentes
13h – Leilão dos melhores cafés do Campo das Vertentes

16h – Encerramento
Durante toda a programação, o evento contará com feira dos patrocinadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *