ABIC promove programas de qualidade no evento Paladar

Imprimir

Aproveitando que o café ocupa cada vez maior espaço no mundo da gastronomia, a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café participará da quarta edição do Paladar – Cozinha do Brasil, que será promovido de sexta a domingo (29 a 31/07) no Grand Hyatt São Paulo. Durante o evento, que reúne chefs, cozinheiros, quituteiros, formadores de opinião e experts variados, a entidade vai lançar a confraria ‘Amigos do Café’ e promover o Programa de Qualidade do Café (PQC), que certifica os produtos nas categorias Tradicional, Superior e Gourmet.

Serão promovidas degustações educativas de café ‘espresso’ Gourmet, com grãos provenientes de duas regiões produtoras distintas, e de cafés filtrados das categorias Superior e Tradicional. “Queremos instigar esses profissionais da gastronomia à experimentação e à descoberta das diferentes qualidades de café”, explica Américo Sato, presidente da ABIC. Para ele, cada vez mais os restaurantes, hotéis, bares, cafeterias e outros pontos de consumo devem investir em cafés de qualidade e certificados. “De nada adianta uma excelente refeição se ao final é oferecido um café ruim, que acaba com o paladar”, diz Sato, lembrando que também não adianta ter um bom café e não saber prepará-lo corretamente. “Existem vários cursos, como os ministrados pelo CPC – Centro de Preparação de Café, do Sindicafé São Paulo, para treinamento, formação de baristas e ensino do preparo da bebida nos mais diversos equipamentos”.

Confraria “Amigos do Café”

A confraria “Amigos do Café” está sendo criada pela ABIC como parte do seu programa CCQ – Círculo do Café de Qualidade, que certifica as cafeterias e demais pontos de consumo, distinguindo-os pela qualidade do café e pelo serviço prestado ao cliente. Qualquer pessoa, empresa ou organização poderá participar da confraria – inicialmente, sem taxa de inscrição – e passar a receber informativos, receitas, dicas e novidades sobre o café e sua preparação. Poderá também participar dos cursos do CPC – Centro de Preparação de Café e de palestras e workshops promovidos pela ABIC, com desconto e outras vantagens. Os participantes, por sua vez, poderão enviar sugestões para a entidade ou solicitar a colaboração da equipe de profissionais da ABIC para solucionar dúvidas, por exemplo.

“Nossa proposta é criar um ponto de reunião, de integração e de relacionamento entre todos os que adoram café e querem se manter informados sobre produtos, tendências, novidades em equipamentos e as diferentes qualidades dessa bebida que, apesar de secular é, a cada dia, mais moderna e prazerosa”, diz Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC. Pesquisas conduzidas pela entidade mostram que o café é uma paixão nacional: 95% dos brasileiros acima dos 15 anos tomam a bebida diariamente. “Trata-se de algo tão importante que em 2006 um júri integrado por chefs e jornalistas do próprio Caderno Paladar elegeu justamente o Café Gourmet como o Produto do Ano, com elogios extensivos ao PQC”, diz Herszkowicz, referindo-se ao suplemento que circula semanalmente no jornal O Estado de S.Paulo e que promove o evento Cozinha do Brasil. 

Durante os três dias serão distribuídos folders informativos de todos os programas de certificação da ABIC, que também inclui o PCS – Programa Cafés Sustentáveis do Brasil e o pioneiro Selo de Pureza, lançado há 22 anos e que recentemente ganhou mais importância: desde fevereiro, café puro é lei, conforme determina a Instrução Normativa 16, do Ministério da Agricultura.

As degustações educativas estarão a cargo da barista Cleia Junqueira e da provadora Gabriela Pariz, ambas do CPC do Sindicafé – São Paulo, com coordenação de Nathan Herszkowicz e Mônica Pinto, coordenadora de Projetos da ABIC. Mais informações sobre o evento Paladar – Cozinha do Brasil no site www.paladardobrasil.com.br.

Fonte: ABIC 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *