Abic investe R$ 966 mil para aumentar número de análises de amostras

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A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) estabeleceu como meta de coletas e análises recordes de 3.500 amostras de café por ano, em comparação com atuais de 2.880 amostras/ano, ou 22% mais. A iniciativa vai exigir investimento de R$ 966 mil, totalmente custeado pelos associados da Abic.

Segundo a Abic, o aumento no número de coletas e análises permitirá à entidade ampliar o raio de ação do programa Selo de Pureza, instituído há 25 anos, além de monitorar marcas em todo o território nacional. Lançado antes mesmo da criação do Código de Defesa do Consumidor (que entrou em vigor em março de 1991), o programa da Abic tem como base uma pioneira iniciativa de autorregulamentação, criado para sanear o segmento, impedindo a ação de empresas que fraudam seus produtos.

A Abic informa, ainda, que o Selo de Pureza, estampado nas embalagens, resgatou a credibilidade dos consumidores e fez o mercado crescer: em 1985, o mercado brasileiro consumia 6,4 milhões de sacas de 60 kg de café e hoje já são mais de 20 milhões de sacas por ano. Já o consumo per capita saltou de 2,83 kg/ano para 6,09 kg nesse mesmo período.

O sucesso da iniciativa também levou a entidade a criar novas certificações, como o Programa de Qualidade do Café (PQC), que estabeleceu três categorias de produto – Tradicional, Superior e Gourmet, e o Programa Cafés Sustentáveis (PCS) do Brasil, que certifica a produção desde a lavoura até a indústria.

São sete laboratórios credenciados pela Abic, dos quais quatro especializados em análise microscópica (que avalia a pureza do café) e três em análise de qualidade (avaliação do aroma e sabor). Do total de amostras analisadas, 3 mil são do programa do Selo de Pureza, e 500 do PQC.

Atualmente, participam do programa do Selo de Pureza 459 empresas, com 1.148 marcas certificadas. O porcentual de marcas impuras no mercado, que no início chegava a representar mais de 30%, hoje corresponde a menos de 2%, informa a Abic.

Fonte: Agência Estado

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