ABIC e CAIXA firmam convênio para fortalecer e apoiar as micro e pequenas empresas de café

Imprimir

Mais uma grande conquista do Conselho Gestor da ABIC na sua proposta de buscar linhas de crédito que auxiliem micro, pequenas e médias empresas do setor a recuperar sua rentabilidade e assim sobreviver no mercado.  No dia 1º de junho, no auditório da ABIC, no Rio de Janeiro, foram assinados o Termo de Cooperação e Convênio entre a entidade e a Caixa Econômica Federal.  O acordo foi assinado, pelo lado da CAIXA, pelo seu Superintendente Nacional Dario Castro de Araújo e pela Superintendente Regional Nelma Souza Tavares. Pela ABIC, assinaram  Américo Sato e Bernardo Wolfson, presidente e vice-presidente, respectivamente.

Essa aproximação com a CAIXA foi sugerida pelo MDIC – Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio, por meio da Dra. Rita de Cássia Milagres, coordenadora geral de Agronegócios.  A ABIC tem se aproximado cada vez mais do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria  e Comércio Exterior, participando de diversos programas, inclusive como membro do Conselho Setorial de Competitividade do Plano Brasil Maior e do Fórum das MPEs, buscando apoio para o desenvolvimento de seus programas e apoio ao setor. Os contatos foram feitos com a Superintendência Nacional da Caixa, Dario Castro de Araújo, diretor responsável pela área de apoio às micro e pequenas empresas, e que participou da cerimônia de assinatura, na sede da ABIC, o que muito honrou todos os associados e o Conselho Gestor.

De acordo com o Presidente Américo Sato, a CAIXA é atualmente o organismo financeiro público que mais tem se destacado na redução dos juros, redução dos spreads bancários, concessão de linhas de crédito com prazos alongados e inúmeros outros benefícios.  A CAIXA é também agente financeiro do BNDES, o que agiliza a tomada de recursos daquele banco de fomento para a modernização, investimento, inovação, capital de giro e outras demandas da indústria nacional. A CAIXA é um dos principais repassadores do CARTÃO BNDES, do PROGEREM (linha de capital de giro e investimento) e outros produtos daquele banco.

A partir da assinatura do Termo de Cooperação e Convênio, os industriais de café terão acesso e mais conhecimento sobre todo o portfólio de produtos CAIXA, que compreendem desde a conta bancária até os mais modernos instrumentos de crédito para capital de giro e investimentos, inovação, apoio a Arranjos Produtivos Locais (APL) e Franquias.  No site da ABIC, já está detalhado todo o portfólio de produtos da CAIXA.  Acesse o site agora e verifique.

Nesse contexto, e interpretando o sentimento manifestado pelos associados nas Reuniões Regionais, a ABIC quer aproveitar a experiência da CAIXA, na instalação, desenvolvimento do projeto e financiamento para os APLs, para criar esses Arranjos Produtivos Locais, cujas atividades conjuntas e coletivas de seus integrantes, podem trazer economias importantes, reduções de custos, acesso a mercados e melhoria de competitividade.  Com os APLs, as empresas participantes podem adquirir matéria prima com qualidades melhores e custos menores, reduzir custos de logística e distribuição, promover treinamentos e capacitação coletiva de seus funcionários, entre outros benefícios.

Durante a próxima Reunião Regional, em Londrina, Paraná, no início de Julho, os participantes serão informados e estimulados pelos representantes da CAIXA e da ABIC, para constituírem um APL pioneiro.

Sobre o Convênio com a CAIXA, haverá uma série de facilidades para viabilizar o acesso dos associados aos produtos da organização, a saber:

– A CAIXA fornecerá a relação das suas agências em todo território nacional, com o nome e dados de contato com o gerente local, que será enviado aos associados;

– As Gerências de Atendimento da Pessoa Jurídica da Superintendência Regional do RJ, já se colocaram à disposição para auxiliar o acesso dos correntistas da indústria de café (hoje, cerca de 110 indústrias de café associadas da ABIC, já são correntistas da CAIXA), quando houver necessidade;

– Cada Gerente de Agência receberá da ABIC um email com o nome das empresas de café de sua região e os dados para contato;

– O Diretor Executivo da ABIC manterá contato permanente com a Gerência Regional RJ, para acompanhar os benefícios gerados com o Convênio e estimular a formação dos APLs e o acesso aos programas de financiamento de FRANQUIAS e dos produtos BNDES, sempre com o objetivo de dirimir dúvidas, eliminar impasses e encontrar soluções. Portanto, todos os associados podem utilizar as intermediações aqui propostas.

Quadro de benefícios CAIXA
Se você já é correntista da CAIXA, aproveite os benefícios do Convênio desde já.  Se você ainda não é correntista, programe uma visita à Agência CAIXA local, levando estas informações, e converse sobre como também beneficiar-se dessa grande iniciativa da ABIC.

Fonte: Assessoria de Imprensa ABIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *