ABIC divulga dados de consumo de café no Brasil: aumento de 1,64% no consumo e crescimento expressivo de 7,47% no consumo per capita em 2023

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Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) divulga dados que reforçam o papel do café como um alimento de extrema importância para os brasileiros e para a indústria nacional.

Consumo de café no brasil

Os números revelam que o consumo da bebida no Brasil entre novembro de 2022 e outubro de 2023 registrou um aumento de 1,64% em relação ao período anterior, considerando dados de novembro de 2021 a outubro de 2022. Este volume representa 39,4% da safra de 2023, que foi de 55,07 milhões de sacas, segundo a Conab, mantendo o Brasil como o maior consumidor dos cafés nacionais. No período anterior, o volume consumido no Brasil representou 41,9% da safra, que foi de 50,9 milhões de sacas, também considerando os dados da Conab.

Tais dados tratados pela ABIC reforçam o papel do café como um alimento de extrema relevância tanto para os brasileiros, como para a indústria nacional. Além do consumo de café seguir o seu ritmo com um leve aumento (1,64%), as indústrias associadas também apresentaram crescimento, de 2,25%.

posição de segundo maior consumidor de café do mundo está mantida pelo Brasil. A diferença para o primeiro lugar, ocupado pelos Estados Unidos, é de 5,2 milhões de sacas. Se compararmos o consumo per capita do Brasil com EUA (4,9 kg.hab.ano), o valor brasileiro é superior.

consumo per capita no país, entre novembro de 2022 a outubro de 2023, foi de 6,40 kg por ano de café cru e 5,12 kg por ano de café torrado e moído, um crescimento de 7,47% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que é justificado pela base populacional do IBGE.

Sobre o consumo regional, a região Sudeste responde por 41,8% do total nacional, enquanto a região Nordeste por 26,9%, a região Sul por 14,7%, a região Norte por 8,6% e a Centro-Oeste por 8,0%.

Atualmente, as indústrias associadas da ABIC respondem por 71,1% da produção do café torrado em grão e/ou moído, e representam 86,5% de participação (share) no varejo supermercadista. A ABIC registra em seu banco de dados 2.937 produtos certificados.

Faturamento da indústria de café

Estima-se que as vendas da indústria de café em 2023 alcançaram R$22,9 bilhões, uma leve queda de 2,78% se comparado a 2022. A variação é justificada pela redução de preço do produto na gôndola.

Variação do preço médio do café torrado e moído no varejo

A ABIC monitora as vendas no varejo, através de mais de 2 milhões de notas fiscais coletadas mensalmente em check outs de todo o Brasil, com o apoio sistema da Horus.

O preço médio dos cafés Especiais sofreu um aumento de 3,15%, quando comparado o período de janeiro de 2023 com dezembro de 2023. Já a categoria de cafés Gourmet, registrou uma queda de 10,71%. O preço da categoria de cafés Superior também sofreu queda (11,78%). O mesmo aconteceu com os cafés Tradicionais e Extraforte, que tiveram queda de 10,21%. Os cafés em cápsula também registraram uma queda nos preços (7,76%).

Nos últimos três anos, em média, a matéria-prima aumentou 107% e o café no varejo aumentou 73%. Sendo que, no último ano, a variação de preço ao consumidor do café torrado e moído, foi de -13,5%, uma queda maior do que a média da cesta básica (-5,0%) e do que a média dos produtos como Leite, Arroz, Feijão e Óleo de Soja (-6,6%).

Ticket médio gasto com café em 2023

No atacarejo, o valor do ticket médio gasto em café nas cestas é o mais alto. No entanto, ao comparar dezembro de 2022 com o mesmo período de 2023, é possível identificar que o que teve aumento foi de mercados com até 4 check-outs de R$ 18,33 para R$ 18,80. Ao comparar os tipos de café, percebe-se que o valor do ticket médio dos cafés em cápsulas é o mais alto (25,52) e o que aumentou foi em grãos (20,94), enquanto o de café em pó (19,54) diminuiu.

Ao analisar o gasto médio em café nos carrinhos por região, o Centro-Oeste foi o que registrou o maior gasto por compras (22,09). Já no quesito socioeconômico, as classes AB foram as que mais gastaram com café (19,95).

Dados de certificação e associados

Em 2023, a ABIC registrou um aumento de 61% no número de produtos certificados, sendo Tradicional (37%), Extraforte (20%), Superior (16%), Gourmet (24%), Especial (0,01%) – certificação lançada em outubro de 2023, Cápsula (3%) e Cafés Sustentáveis (4%). A Associação aumentou em 7% o seu quadro associativo. A divisão por porte dos associados é a seguinte: Nano (até 5 sacas ) = 10 %, Micro (6 a 50 scs) = 20%, Pequena (51 a 1000 scs) = 51%), Média (1001 a 5000 scs) = 13% e Grande (acima de 5000 scs) = 6%.

Tal aumento é fruto do esforço da ABIC em aqui acolher um perfil mais abrangente de associado, passando a incluir cafeterias e produtores que torram seus cafés.

Fonte: ABIC

 

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