1º Encontro dos Cafeicultores de Campo do Meio e Região: documento com reivindicações foi entregue ao governo federal

Imprimir
Com a presença de mais de 350 pessoas, entre cafeicultores, cooperativas e entidades ligadas ao setor cafeeiro, foi realizado o 1º Encontro dos Cafeicultores de Campo do Meio e Região. Idealizado pelo produtor João Kennedy, de Campo do Meio, a reunião foi motivada pela atual crise da cafeicultura. Iniciada com o déficit hídrico, a crise agravou com a alta do dólar, que dificulta a compra de matéria-prima para o cultivo do café.

“Por esses motivos os cafeicultores precisam de voz ativa para reclamar e discutir políticas que devem e precisam ser tomadas com possíveis soluções”, explica João Kennedy.

José Márcio Rocha, presidente da Coopercam, falou sobre a necessidade desse encontro para auxiliar o produtor, pois as cooperativas estão fazendo o impossível para socorrer a cadeia produtiva. Explicou que as cooperativas oferecem suportes aos cooperados, mas, com a crise atual, a ajuda não tem sido suficiente. “Por meio deste evento pedimos auxílio aos políticos e sindicatos que lidam diretamente o produtor rural”.

O Coordenador do Conselho Nacional do Café – CNC, Maurício Miarelli, argumentou que, até que soluções mais abrangentes sejam implementadas, é necessário que o cafeicultor lance mão de alternativas para baratear a produção. Miarelli citou que a Embrapa pode ajudar nesse processo com o desenvolvimento de novos produtos. “Sobre a produção de cafés de montanhas, por exemplo, sugere-se o aperfeiçoamento de máquinas e técnicas de cultivo para essas áreas”.

Durante o Encontro, um documento com as reivindicações dos cafeicultores foi assinado por todos os participantes. De acordo com os organizadores, o documento contou com mais de 500 signatários, e o mesmo foi encaminhado ao Governo Federal.

encontro-campo-do-meio-2019-foto-luiz-valeriano-ascom-cccmg-IMG_7157

Reunião em Brasília

De fato, no dia 7 de maio, Marcos Montes, ministro em exercício do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebeu integrantes da Frente Parlamentar do Café, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, do Conselho Nacional do Café e de outras entidades da cafeicultura, para discutir o assunto.
Entre as propostas que foram aceitas pelo MAPA, está o acolhimento de medidas para garantir preços remuneradores para o grão ainda nesta safra. Para isso, está sendo desenvolvido um novo mecanismo de apoio à comercialização do café. Em segundo lugar, Montes se comprometeu a trabalhar junto ao governo para ampliar, no orçamento de 2020, as verbas destinadas ao apoio à comercialização para a próxima safra.

Em terceiro lugar, a repactuação de dívidas dos cafeicultores. O governo se prepara para anunciar em breve medidas que irão facilitar a renegociação de dívidas de todos os produtores rurais.

“O governo está fazendo um grande esforço, organizado pela ministra Tereza Cristina, para buscar soluções para uma cultura que é importantíssima para o País, tanto do ponto de vista econômico quanto social. É neste momento de dificuldades que o setor vive que nós temos de encontrar soluções, adotar medidas imediatas, mas sem comprometer o futuro. Nós sabemos que a produção aumenta a cada ano e que o mercado precisa reagir a isso. Nós e os produtores precisamos ficar atentos ao futuro do mercado do café”, disse Montes.

Entre os participantes do 1º Encontro de Cafeicultores de Campo do Meio e Região, destacaram-se:

Emidinho Madeira – Deputado Federal
Cássio Soares – Deputado Estadual
Maurício Miarelli – Coordenador do Conselho Nacional do Café – CNC
Rodrigo Moreira – Superintendente do Concafé
Archimedes Coli Neto – Presidente do Centro do Comércio do Café de Minas Gerais – CCCMG
José Eugênio da Silva – Prefeito de Campos Gerais
José Márcio Rocha – Presidente da Coopercam
José Marcos Rafael Magalhães – Presidente da Minasul
Amadeu Cândido – Presidente da Sicoob Credcam
José Eduardo Vanzela – Diretor Comercial Coopercam
José Afonso Gomes – Diretor Administrativo Coopercam
Rogério Araújo Silva – Gerente da Emater
As cooperativas Cooxupé, Capebe, Coomap, Coopervass e Coopercitrus também marcaram presença no evento.

Fonte: Sakey Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *