Ranking mostra os maiores produtores de café do mundo: Brasil está no topo da lista

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, sendo responsável por cerca de 38% da produção global. Na safra 2024/25, a expectativa é colher 45,4 milhões de sacas de café arábica e cerca de 21 milhões de café robusta. Conheça outros destaques do ranking dos maiores produtores de café do mundo.

Quais são os maiores produtores de café do mundo

  1. Brasil
  2. Vietnã
  3. Colômbia
  4. Indonésia
  5. Etiópia
  6. Índia
  7. Honduras
  8. Peru
  9. México

De acordo com estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), a produção global deve ultrapassar as 174,9 milhões de sacas na Safra 2024/25. Se confirmado, o volume será 4% maior que o obtido no ciclo anterior.

Depois do Brasil, o segundo maior produtor do mundo é o Vietnã, que deverá colher uma safra de 30,1 milhões de sacas, seguido pela Colômbia, cuja produção está estimada em 12,9 milhões de sacas. Juntos estes três países responderão em 2023/24 por mais de 62% da produção mundial de café.

Este aumento se deve especialmente ao bom desenvolvimento das safras do Brasil e da Colômbia, importantes produtores mundiais e da retomada da produção vietnamita, que registrou safras menores nos últimos anos por problemas climáticos.

Melhora climática impulsiona produção de café

Com uma safra abaixo do esperado na safra 2023/24, após problemas climáticos afetarem a produção vietnamita, a retomada do café no sudeste asiático faz com que as estimativas para a safra 2024/25 seja 6,9 milhões de sacas acima da última temporada.

A alta na produtividade no Vietnã e na Indonésia compensa as perdas na safra brasileira, apenas 100 mil sacas acima da última temporada. Item essencial na mesa do brasileiro, o café moído registra alta de preço de 80,2% nos 12 meses até abril, mostra o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da queda na produção não ser drástica, produtores voltaram suas vendas para o mercado internacional, encarecendo o preço nas gôndolas nacionais.

Demanda por cafeína segue crescendo — Foto: Canva/Creative Commons
Demanda por cafeína segue crescendo — Foto: Canva/Creative Commons

Demanda recorde por cafeína

O desafio da produção de café nos últimos anos é em acompanhar a crescente demanda global pela bebida. Uma estimativa da Organização Mundial de Café aponta que, diariamente, no planeta, tal consumo representa em torno de 485 mil sacas de 60kg.

Hoje, o maior consumidor é a Europa, que adquiriu o equivalente a 53,7 milhões de sacas de 60kg na última safra, as quais representaram 30,35% da demanda total.

No entanto, a China vêm despontando como grande consumidor do café. O consumo chinês do grão cresceu 150% nos últimos dez anos, com a estimativa de 6,3 milhões de sacas negociadas na próxima safra pelo país asiático, muito acima de sua produção nacional, segundo o USDA.

Enquanto o chá continua sendo a bebida favorita dos chineses, o consumo de café vem ganhado popularidade entre jovens, que consomem em cafeterias. Vendedores estão concentradas nas grandes metrópoles, como Pequim, Xangai e Hangzhou, que receberam esses mercados com a intensificação do comércio internacional chinês.

Fonte: Revista Globo Rural