Colheita do café no Cerrado Mineiro chega a 90%

 A colheita de café da safra 2011 no cerrado de Minas Gerais está em cerca de 90% do total. "A colheita mecânica está encerrando no final do mês agora", comenta o vice-presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Jerry Magno Resende.

A qualidade da safra está excelente e em torno de 75% a 80% da safra total esperada já foi beneficiada. O clima está seco e favorável à colheita, mas a renda do café está baixa no beneficiamento. Resende acredita numa quebra de 10% a 15% na safra em função desse problema de renda abaixo da expectativa. A Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) aponta a produção 2011 no cerrado mineiro em 4,345 milhões de sacas. Com uma quebra de 10% a 15% a produção poderia recuar para a faixa de 3,7 a 3,9 milhões de sacas.

Além dos problemas de perdas em função do clima, Resende acredita que também deve haver um efeito negativo no número final de safra da questão da falta de mão-de-obra. "As máquinas não fazem a operação com perfeição", destaca, descrevendo que em terrenos ondulados acabam ficando grãos "não-colhidos" na lavoura porque a máquina não consegue efetuar o trabalho da melhor maneira.

Safra 2012 já preocupa – A falta de chuvas já preocupa para a safra de café 2012 no cerrado mineiro. Além de serem necessárias precipitações para a abertura de floradas, a escassez de umidade já gera apreensão em função das condições das lavouras.

Fonte: CNC