Inverno chuvoso antecipa florada do café no Sul de MG para a época de colheita e surpreende produtores

Fenômeno pode comprometer produtividade da próxima safra. Pegamento da florada também vai depender das condições climáticas.

Os agricultores de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, foram surpreendidos com a florada antecipada dos cafezais. O fenômeno aconteceu enquanto as lavouras ainda estão sendo colhidas.

Normalmente, a florada do café no Sul de Minas ocorre entre os meses de setembro e outubro. O motivo da antecipação foi o inverno úmido, seguido por períodos de calor.

“Com essa chuva, essa planta que estava em dormência vai ter esses botões florais estimulados”, explica o agrônomo da Prócafé, Guilherme Gaudêncio.

Risco para a produtividade

A florada prematura acende um sinal de alerta entre agrônomos e cafeicultores porque a situação pode comprometer a produtividade dos cafezais na próxima safra e a qualidade dos grãos.

O agrônomo da Procafé explica que o pegamento da florada também vai depender das condições climáticas.

“Ainda não dá para falar que é uma preocupação excessiva, mas a gente tem que tomar cuidado com a desuniformidade dessa florada e também ter atenção nos próximos dias. Se a gente tiver uma condição climática favorável nos próximos dias, a gente não tem tanto problema. A dificuldade é se a gente tiver muita seca, altas temperaturas; a gente vai ter uma perda dessa produtividade”, afirmou.

Publicador por: EPTV1