Museus de Ribeirão Preto contam história do ciclo do café em SP

Imprimir

Conhecer a histórica do ciclo do café ou contemplar obras de arte são algumas das alternativas de lazer para quem mora ou visita Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Museus e arquivos públcios contam não só a história da cidade, mas também revelam o passado de uma das regiões mais importantes para o desenvolvimento econômico do estado.

Construído na década de 50, o Museu do Café Francisco Schimdt também é conhecido por guardar a mais importante coleção de peças do Estado de São Paulo sobre a história do café.

Grandes esculturas, carros de boi, troles, máquinas de beneficiar café e fotos do período de auge do grão estão no local. Alguns pontos da economia do café – como quando a zona rural substituiu a mão de obra escrava pelo imigrante europeu – também estão retratados.

O Arquivo Público e Histórico da cidade apresenta um levantamento dos monumentos e criadouros públicos. Esculturas, bustos e mosaicos que ficam nas ruas e nas praças da cidade fazem parte do catálogo que traz mais de 100 registros de obras.

Documentos de origem pública e privada, mapas, fotografias, jornais, revistas e publicações sobre o municídio e a região também estão no acervo. A instituição possui uma biblioteca com trabalhos, livros, teses e monografias.

O Museu de Arte de Ribeirão Pretox Pedro Manuel-Gismondi (Marp), inaugurado no dia 22 de dezembro de 1992, é opção para quem gosta de fotografia e artes plásticas.

As entradas são gratuitas.

Serviço:

Marp
Endereço: Rua Barão do Amazonas, n º 323, no Centro.
Telefone: (16) 3635-2421
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados das 12h às 18h.

Museu do Café Francisco SchimdtEndereço: Avenida do Café, sem número, Campus da Universidade de São Paulo (USP)
Telefone: (16) 3633-1986
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30; sábado, das 12h30 às 16h30; e domingo das 9h às 16h30.

Arquivo Público e Histórico
Endereço: Rua José da Silva, nº 915, no Jardim Paulista
Telefone: (16) 3625-6712
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Fonte: G1 Ribeirão e Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *