Previsão de chuva nas áreas produtoras de café até quarta-feira

Imprimir

A meteorologia prevê chuvas nesta semana em todas as regiões produtoras de café de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. As chuvas deverão persistir até quarta-feira, informa a Somar Meteorologia.

Segundo o agrometeorologista da Somar, Marco Antonio dos Santos, a colheita do grão deverá ser mais uma vez interrompida. A oferta de cafés finos e de boa qualidade, que já diminuirá por causa de chuvas anteriores, poderá ficar ainda mais comprometida. As condições para colheita só voltam a ficar favoráveis na tarde de quinta-feira. Com relação ao frio, não há mais previsões de frio extremo e nem formação de geadas nesta semana.

A Somar destaca que a passagem de uma massa de ar polar sobre as áreas de café provocou declínio acentuado das temperaturas, principalmente na madrugada de sexta-feira (13) para sábado. Houve formação de geadas em pontos mais altos, com altitude acima dos 1.200 metros na região sul de Minas Gerais. Não houve, porém, danos significativos à cultura, até porque as temperaturas ficaram acima de 1 grau, informa a Somar.

Cabo Verde (MG) registrou temperatura de 3,8 graus no inicio da manhã de sábado, enquanto Poços de Caldas (MG) teve temperatura de 3 graus. Temperaturas abaixo de 1 grau podem provocar danos significativos aos cafezais. Na região norte do Paraná, as baixas temperaturas também não causaram prejuízos aos cafezais, já que as mínimas oscilaram entre 4 graus e 5 graus.

Em compensação, observa dos Santos, as chuvas causam preocupações ao setor. Desde o início da colheita, em junho, as chuvas vêm ocorrendo com certa frequência, atrapalhando o pleno andamento da colheita e, em especial, a secagem dos grãos. Há relatos de quebra significativa na qualidade dos cafés, prejudicando, sobretudo, a bebida.

A Somar alerta que as chuvas também podem afetar o florescimento da próxima safra, que será colhida em 2013. "Para que o café dê uma boa florada, há a necessidade de que haja um forte estresse hídrico (falta de água) entre os meses de julho e agosto e isso dificilmente ocorrerá, já que o solo apresenta bons níveis de umidade", informa dos Santos.

Fonte: Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *