Minas Gerais conquista encontro da OIC em 2013

Imprimir

Belo Horizonte acaba de conquistar o direito de sediar o maior evento mundial do café. O encontro, em setembro de 2013, marcará o cinqüentenário da Organização Internacional do Café (OIC). O anúncio aconteceu na manhã desta segunda-feira (24/09), durante reunião do colegiado em Londres. Presentes no encontro, o presidente da FAEMG, Roberto Simões e o presidente das Comissões Técnicas de Café da Federação e da CNA, Breno Mesquita comemoraram a vinda do evento, após forte campanha encabeçada pela FAEMG e Governo de Minas. “Esta decisão reforça a importância do Brasil e de Minas para o setor cafeeiro global. E acontece em cenário muito favorável para o setor, que vive um excelente momento, com safra recorde em 2012”, explica Breno Mesquita.

Roberto Simões adianta que os preparativos para a realização da reunião daqui um ano já devem ter início nos próximos dias. “Conseguimos trazer o evento. Agora iremos trabalhar muito para que o mundo, através da OIC, conheça nosso Estado e descubra que Minas Gerais são várias cafeiculturas. Todas elas com suas peculiaridades e uma coisa em comum: a excelente qualidade de seus grãos”.

Maior produtor mundial de café, o Brasil ocupa lugar de destaque na OIC, que tem como diretor-executivo o mineiro Robério Silva. Integram a Organização 70 países-membros, dos quais 38 são exportadores e 32, importadores. Somados, os países membros representam 97% da produção mundial de café e mais de 80% do consumo mundial.

OIC 50 anos – Principal organização intergovernamental para o café, a OIC foi criada em Londres em 1963 como um braço da Organização das Nações Unidas (ONU), devido à grande importância econômica do grão. A missão da Organização é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável em um ambiente baseado no mercado para o aperfeiçoamento de todos os participantes do setor cafeeiro. A organização busca promover o diálogo entre governos e o setor privado sobre condições de mercado, tendências e políticas públicas, fomentar o consumo e o desenvolvimento de mercado para o café, promover a qualidade do grão, a transparência do mercado e investir em programas de formação e informação para auxiliar a transferência de tecnologias relevantes para o setor.

Liderança mineira – No ano-safra 2012/2013, uma em cada cinco sacas de café consumida no mundo sairá de Minas Gerais. A OIC estima que a produção mundial atingirá 127,41 milhões de sacas. O Estado é responsável por mais de 52% da supersafra brasileira. Para a safra 2012 são esperadas 50,48 milhões de sacas, um crescimento de 16,1% em comparação com a anterior, conforme o terceiro levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Deste total, 26,63 milhões terão origem em Minas Gerais. Será a maior colheita nos 300 anos de cultivo do grão no país.

A liderança de Minas Gerais no cultivo do café está refletida na economia e qualidade de vida do Estado. O grão representa 7,8% do PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio mineiro. O Valor Bruto da Produção de Café em 2011 somou R$ 11,3 bilhões, com a saca comercializada a um preço médio de R$ 522,58. É cultivado em 607 dos 853 municípios do Estado, sendo a principal atividade econômica em 340.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SISTEMA FAEMG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto