Cafeicultor mineiro vence concurso de qualidade da Abic

Imprimir

O cafeicultor José Alexandre de Lacerda, da Fazenda Forquilha do Rio, em Espera Feliz (MG), foi o vencedor do 9º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café, recebendo a nota de 84,63 pontos. Além de campeão do certame, esse café também conquistou o primeiro lugar na categoria Microlote (duas sacas), na qual concorrem apenas pequenos produtores, com propriedades de no máximo 15 hectares – a de José Alexandre de Lacerda tem 4 hectares.

Na categoria Cereja Descascado, o café vencedor foi o do produtor José Roberto Canato, da Fazenda Monte Verde, de Carmo de Minas, que recebeu a nota 82,15 pontos. E na categoria Natural, a maior nota foi dada ao café produzido por Amélia F. Delarisse na Fazenda Apucarana, de Patrocínio (MG): 81,75 pontos.

Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o evento entra agora na etapa do leilão dos oito lotes finalistas do concurso, que será realizado até 17 de janeiro. Só poderão participar empresas compradoras – indústrias, cafeterias restaurantes, etc. – que se inscreverem e declararem compromisso, por escrito na ficha de lance, de comprar os lotes pelos quais farão ofertas.

Os participantes inscritos poderão adquirir uma saca ou todo o lote (de oito sacas nas categorias Cereja Descascado e Natural e de duas sacas na categoria Microlote). O valor do lance mínimo aceito é de R$ 561,00 por saca (50% acima da cotação BMF/Bovespa do dia anterior da abertura do leilão, que foi dia 9).

O resultado do leilão será divulgado pela Abic em seu site na sexta-feira da semana que vem, dia 18. Os lotes adquiridos neste pregão serão industrializados pelas empresas e comporão a 9ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil, que chegará aos consumidores em meados de abril, em embalagens sofisticadas de 250 gramas. Esta edição, limitada e exclusiva, é identificada por selo numérico controlado.

Fonte: Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *