Koppert aguarda registro de produto para controle da broca no café

Imprimir

A empresa holandesa de controle biológico e polinização natural Koppert  Biological Systems, que está no Brasil desde 2011, aguarda há um ano e meio autorização do Ministério da Agricultura para que um bioinseticida de combate à broca possa ser usado também na cultura do café. Atualmente, o produto é registrado para uso em eucalipto e flores.

 

O bioinseticida poderia ser uma alternativa aos produtos químicos de combate à broca. De acordo com Gustavo Herrmann, diretor comercial da Kopper do Brasil, existem produtores de café “desesperados” diante da falta de produtos no mercado para combater a praga, uma das principais que atacam a cafeicultura.

Desde agosto deste ano, foi proibida a comercialização do endossulfam, ativo químico muito usado desde a década de 1970. Produtores e representantes do setor dizem que não existem ainda no mercado produtos químicos substitutos ao endossulfam que sejam eficazes e economicamente viáveis. Dois produtos de multinacionais estão na fila para obter o registro. O Conselho Nacional do Café (CNC) estima que a broca poderá atingir 20% da produção de café da próxima safra (2014/15) diante do impasse.

A Koppert também aguarda o registro de cerca de 20 produtos, entre eles, alguns emergenciais, como nematoides, inseto, vírus e feromônio contra a Helicoverpa armigera, uma lagarta que vem causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão.

O uso de controle biológico tem crescido no país e pode contribuir para produtores que querem obter certificações que limitam o uso de produtos químicos, conforme Herrmann, além de evitar a resistência das plantas a produtos químicos, pois o insumo biológico não vai aniquilar a praga, mas ser seu inimigo natural. Na sua avaliação, existe hoje também uma demanda reprimida de redes de supermercados que querem controlar resíduos de químicos nos produtos comercializados.

A Koppert do Brasil deverá alcançar faturamento de R$ 20 milhões este ano, ante R$ 12 milhões em 2012. Globalmente, a Koopert faturou no ano passado 120 milhões de euros e a estimativa é crescer 15% a 20% em 2013, afirma Herrmann.

O executivo diz que o mercado internacional de controle biológico já discute novas tecnologias, como os bioherbicidas, mas o Brasil ainda passa por fase de comprovação do uso das tecnologias existentes.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto