Chuva em Minas Gerais está só começando

Imprimir

Há muitas semanas os mineiros não viam tantas nuvens (e chuva) como neste início de semana. A mudança no padrão da pressão do ar e dos ventos facilitou a formação de muitas nuvens sobre Minas Gerais que provocaram até temporais. Voltou a chover também em cidades do norte de Minas que estavam secas e quentes, com calor beirando os 40°C na semana passada. 

A região de Uberaba teve até granizo na tarde de segunda-feira. Entre 9 horas de 30 de setembro de 9h de 1 de outubro de 2013, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 54 mm em Araxá, quase 28 mm em Bambuí, 25 mm em Paracatu e Uberaba e 21 mm em Patos de Minas. Em Araxá, a chuva destas 24h correspondeu a mais ou menos um terço do que normalmente chove durante todo o mês de outubro.A chuva sobre Minas Gerais está apenas começando.

A previsão para os próximos 15 dias é de que muitas áreas de instabilidade continuem se formando sobre o Estado mantendo as condições para muitas nuvens e chuva frequente. Porém, a população deve ficar atenta para os temporais que também devem ocorrer em muitos locais, incluindo a Grande Belo Horizonte.

Simulações atmosféricas feitas em super computadores apontam que, até o dia 16 de outubro, deve chover de 100 a 200 mm em praticamente todas as regiões mineiras. Se a previsão de confirmar, em 15 dias vão chover a média, ou mais do que a média) normal para outubro em quase todo o Estado.

Fonte: Climatempo via Costa Comissária

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *