Safra de café capixaba deve ser maior que do ano anterior

Imprimir

O Espírito Santo deve colher 12 milhões de sacas de café. A previsão da safra 2014/2015, feitacom base nos levantamentos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e ExtensãoRural (Incaper) para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima uma produção emtorno de 2,6% maior do que a safra anterior.

“No ano passado, a produção foi um pouco aquém do esperado. Além disso, houve chuva intensana época de florada, o que comprometeu a fertilização. Houve ainda 40 dias de seca justamente naépoca do enchimento dos grãos. Com isso, a safra foi menor do que o previsto. J`este ano, achuva veio num momento bom, no período de enchimento de grãos. As condições climáticas estãobem adequadas”, explicou Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador doprograma estadual de cafeicultura.

Do volume total que o Espírito Santo deve colher, 9,1 milhões de sacas são de cafɠconilon e 2,9milhões de cafɠarábica. Os números sànão superam a safra de 2012, quando foram colhidas 12,5milhões de sacas no Estado. Outra novidade ɠque a produtividade do cafɠcapixaba pode chegar a 28 sacas por hectare (sc/ha), superando, e muito, a média no Brasil, que ɠde 25,6 sc/ha.Atualmente, a produtividade no ES ɠpouco maior do que a média nacional (25,8 sc/ha).

“Isso mostra que o Espírito Santo possui uma das cafeiculturas mais competitivas e tecnificadas dopaís”, complementa Ferrão. O Estado continua sendo o segundo maior produtor nacional (sàperdepara Minas Gerais), e deve ser responsável por cerca de 25% da produção nacional.

Previsão de safra
A previsão de safra é feita quatro vezes por ano sendo a última, em dezembro, a mais conclusiva. Isso porque a cultura possui um ciclo longo: 10 meses desde a floração até a colheita. Neste período, diversos fatores podem interferir na produção cafeeira. São fatores abióticos, como clima, solo, temperatura, chuva, seca, entre outros; e fatores bióticos, como o ataque de pragas e doenças. Por isso, a necessidade de atualizar, de tempos em tempos, as informações a respeito da safra de café no Estado e no país.

“O preço também interfere. Se o preço é bom, se o produtor é bem remunerado, ele vai investir mais em tecnologia. Se o preço é ruim, ele desanima, diminui os tratos culturais e a produção pode cair”, complementou Ferrão. A previsão de safra leva em consideração diversos aspectos: como foi a florada do cafezal; se houve boa fertilização das flores; se o clima foi favorável e houve chuva no momento adequado; se houve ataque de pragas ou a plantação foi acometida por alguma doença; se o trato cultural e a adubação estão adequados, o que interfere no vigor da lavoura e na exuberância das plantas; entre outros.

Safra de café no ES:
2014 – 12 milhões de sacas (previsão)
2013 – 11,5 milhões de sacas
2012 – 12,5 milhões de sacas (recorde)

Folha do Espírito Santo – Cachoeira de Itapemi/ES – COLUNA BAMBAL – 25/01/2014 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto