
Fair Trade é a prática comercial cuja essência defende preços que permitam uma vida digna aos produtores, igualdade de gêneros, respeito aos direitos humanos e proteção ambiental. O Sul de Minas, por meio de um projeto desenvolvido pelo Sebrae Minas, desde 2007, voltado aos pequenos produtores de café com certificação Fair Trade, possui cafeicultores e cooperativas voltadas especificamente para essa prática comercial. O projeto trabalha com diversos grupos em diferentes estágios de desenvolvimento e características e qualidade dos seus cafés.
“Desenvolvemos com os produtores da região, ao longo desses dez anos de projeto, ações e atividades voltadas para finanças, marketing, cooperação e associativismo, melhoria da qualidade de produto, acesso a mercados e internacionalização. Realizar um seminário Fair Trade dentro da programação do Café com Tudo possibilitará aos cafeicultores que não fazem parte do projeto a troca de informações e experiências sobre esse ramo de negócios que tem crescido muito em todo país”, analisa o analista do Sebrae Minas em Varginha, Arrison Nogueira Tavares.
A internacionalização do café do Sul de Minas
Desde 2008, o Sebrae Minas tem promovido para os cafeicultores Fair Trade, missões técnicas em feiras internacionais de cafés especiais, como a SCAA (Speciality Coffee Association of America), realizada nos Estados Unidos, e a SCAE (Speciality Coffee Association of Europe), que ocorre anualmente na Europa. Nessas missões, o Sebrae Minas oferece aos representantes das organizações produtivas consultorias e capacitação em métodos de gestão e comércio internacional, promove encontros com compradores de várias partes do mundo, além de auxiliar na logística. Somente com essas missões, no final de 2016, os cafeicultores contabilizaram excelentes resultados: Foram 2,5 mil sacas exportadas de café fino para países como Alemanha, Itália e EUA, e um faturamento de mais de R$ 1,8 milhão.
Qualidade que vem do Sul

O café sulmineiro é encorpado, com aroma frutado e levemente ácido. Os principais municípios produtores são: Alfenas, Andradas, Fama, Guaxupé, Itajubá, Muzambinho, Passos, Paraguaçu, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha. Em Poços de Caldas, o café foi um dos principais responsáveis para que a cidade fosse a primeira do hemisfério Sul a conquistar, em 2012, o título de Fair Trade Town (Cidade de Comércio Justo).
Café com Tudo

Programação 1º Seminário de Café Fair Trade do Sul de Minas:
13h30 – Estudo do mercado americano para exportações de cafés especiais torrados do Brasil: Cibele Pugliese – Hotmarketing
15h – Tendências, desafios e oportunidades do Fair Trade no Brasil – GF Supermercados
16h – Projeto SCAA 2018 – Encontro de negócios: Raquel Brasil – Sebrae Minas
Fonte: Agência Sebrae de Notícias via Prefácio Comunicação





