Cabo Verde (MG) recebe curso inédito sobre Legislação Ambiental

Imprimir
O Sindicato dos Produtores Rurais de Cabo Verde, protagonista em prestação de serviços na área ambiental há mais de oito anos, foi o local escolhido para sediar o curso piloto de Legislação Ambiental. Promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, nos dias 9 e 10 de março, a iniciativa é inédita e tem como meta levar ao produtor rural informação, segurança jurídica e sustentabilidade por meio da regularidade ambiental. Produtores, filhos de produtores e estudantes participaram da ação.

Cabo Verde e região se destacam pela produção cafeeira e as práticas sustentáveis de cultivo agregam valor ao produto, garantem legitimidade, além de promover a imagem positiva do café brasileiro para o mundo.

A gerente de Sustentabilidade do Sistema FAEMG, Mariana Ramos, conta que “o curso surgiu da necessidade de levar informação sobre regularização ambiental das atividades agrossivilpastoris de uma forma mais didática para os produtores rurais”. A gerente de Formação Profissional Rural do Sistema, Liziana Rodrigues, acrescenta que “o curso foi pensado para ser o mais prático possível, levando um conhecimento denso, que é a legislação, de forma agradável para os produtores rurais”.


Para o presidente do Sindicato Rural, Jerônimo Giacchetta, este é mais um desafio vencido. “Recebemos um curso inédito, sobre legislação ambiental em um formato que o produtor possa realmente aprender questões tão complexas da legislação”. Ele também destacou o trabalho do instrutor, Carlos Barbieri Coutinho, que é do município e desenvolveu o conteúdo com foco, também, no impacto que as questões ambientais causam para os pequenos, médios e grandes produtores e de que maneira o Sistema FAEMG e os sindicatos podem contribuir para as soluções.

Formação Ambiental
Desde 2015, com o lançamento do Programa Nosso Ambiente, a FAEMG e o SENAR trabalham em sinergia. “Existe sim carência de conhecimento na área ambiental, pois são muitos normativos que regem a matéria. Pretendemos cada vez mais usar a estrutura do SENAR para promover o processo educacional na área ambiental.  Mais que levar a informação buscamos por meio do SENAR construir um processo de ensino e aprendizagem sobre um tema sensível, burocrático e necessário para os produtores rurais. De forma leve e com a metodologia do apreender a fazer fazendo esperamos aproximar e incentivar a regularização ambiental das atividades no meio rural”, disse Mariana Ramos.


Para a produtora Isadora Muniz Vilela, o curso superou as expectativas. “O conteúdo foi esclarecedor, objetivo, e com uma linguagem acessível, didática. É um assunto complexo e de extrema importância para o produtor rural. Tanto para o exercício das funções do dia a dia, quanto para estar alinhado e interagido das exigências que estão em pauta no poder legislativo, seja para cumpri-las ou para discutir a viabilidade com as autoridades responsáveis e, apoiar as frentes que nos representam antes que virem leis. É um curso muito produtivo e acessível aos produtores, já que todo conteúdo é passado em dois dias. Além de ser um curso muito dinâmico e que pode ser atualizado de tempos em tempos, uma vez que as leis/decretos vem e vão”.

Fonte: Comunicação Regional Passos (Por Denise Bueno)