Produção de café no Paraná deve aumentar em 2022, prevê Conab

Imprimir
O Paraná é o sexto maior produtor de café no Brasil. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a primeira estimativa da safra em 2022 aponta que a colheita do grão deve ter um aumento de 16,8% em relação ao ano passado. Isso significa que o Estado deve ficar na casa das 55,7 milhões de sacas de 60 kg.

No entanto os índices continuam baixos. Em 2021 o Estado teve o volume total de produção em torno das 47,7 milhões de sacas e ficou abaixo da safra recorde em 2020. Ano em que a produção chegou as 63,08 milhões de sacas de 60 kg. De acordo com a Coab, a queda na safra é reflexo das condições climáticas.

Com a estiagem e as geadas registradas principalmente entre os meses de julho e agosto em 2021, os cafezais dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná tiveram a produção afetada. Essas condições climáticas adversas afetaram mais a espécie arábica, que não deve manifestar seu pleno potencial produtivo.

Ainda assim, a Conab informou que a produção para esta variedade de café deverá ter crescimento de 23,4% em relação à safra anterior, sendo estimada em 38,7 milhões sacas. Na safra deste ano, a área cultivada com café arábica no país está estimada em 1.809,98 mil hectares corresponde a quase 80% da área total destinada à cafeicultura nacional.

AUMENTO DA ÁREA CULTIVADA

De acordo com a Conab houve um aumento de 2,23 milhões de hectares na área destinada à cafeicultura. No entanto, mesmo com o aumento da safra no país, a companhia informou que o cenário neste início de ano é de restrição da oferta de café no mercado interno. Ainda influenciado pela redução na produção em 2021.

Fonte: Portal RSN (Por Mariana Valente e foto de José Fernando Ogura)