7º Encontro Mulher do Café reuniu representantes do Sistema FAEMG

Imprimir
O Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS participou do 7º Encontro Mulher do Café, realizado em Areado, na Fazenda Capoeira, da produtora Marisa Contreras. Com o tema “Café e as redes do afeto”, o evento reuniu produtoras, empresas do setor, e os palestrantes Pedro Lima, presidente do Grupo 3 Corações; Paulo Hermann, ex-presidente da John Deere Brasil, Professor Tejon, escritor e sócio-diretor da Biomarketing. Representou o Sistema FAEMG a superintendente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo, Silvana Novais, o gerente do Sistema na Regional de Passos, Rogger Miranda Coelho, a analista de agronegócios Ana Carolina Gomes e presidentes de Sindicatos.

O evento criado por Marisa Contreras que enxergou a força das mulheres do agro pela união de um grupo de produtoras de café, tem conquistado a cada edição mais participantes. Ao reunir produtoras de diversas regiões, ela propõe o estimulo ao debate e o conhecimento do mercado através de várias palestras com informações das várias cadeias do negócio. No evento desse ano, as possibilidades de crescimento, as perspectivas de produção para o agronegócio brasileiro e o marketing foram apresentados as produtoras.

“Meu coração está em festa por realizar o sétimo evento com sucesso. Eu acredito que o sucesso é uma força sobrenatural, vem de Deus essa energia. Tenho muita vontade de me conectar com pessoas e que outras produtoras tenham oportunidade de ouvir pessoas tão queridas e que trazem uma visão de mundo tão extraordinária. Em 2023 o encontro, se Deus quiser, será ainda mais grandioso”, Marisa Contreras, gestora da fazenda Capoeira.

7º Encontro Mulher do Café 02

A superintendente do INAES, Silvana Novais, que acompanha o evento há várias edições, destaca que essa é uma grande oportunidade para as produtoras se encontrarem e trocarem experiências e soluções para as suas atividades. “A importância desse encontro é conectar pessoas, dar acesso a palestrantes e conteúdo que não fazem parte do seu dia-a-dia, mas que atendem colocações feitas por elas durante o ano. Com o conhecimento adquirido, umas apoiam as outras e esse saber é difundido ao longo do ano nos grupos. Nós, como instituição, ouvimos o que as produtoras precisam e tentamos ao longo do ano trazer soluções para os seus problemas, além de mostrar as oportunidades que o Sistema FAEMG proporciona e como elas podem estar junto”.

A produtora Carmem Lucia Chaves de Brito, de Três Pontas, acompanha o projeto desde o seu início e destaca que a Marisa Contreras é uma guerreira. “Ela está nos dizendo nas entrelinhas: mulheres precisamos nos unir para de fato mostrar ao mundo para que nós chegamos. Mostrar para o agro a importância de estarmos ao lado desses grandes homens que escreveram a história do agronegócio, da cafeicultura brasileira”.

Carmem também destaca que é uma honra participar desse processo e dar continuidade ao trabalho iniciado pelos homens. “Esse trabalho da Marisa quando nos agrega gera uma energia, uma força muito positiva e nos alimenta. Nós nos fortalecemos umas nas outras e, isso, de fato nos empodera e mostra que é possível sair dos bastidores. As mulheres sempre estiveram nos bastidores. Eu cresci em uma fazenda coma minha mãe ajudando o meu pai. Quantas mulheres estiveram no campo, na colheita, nos tratos culturais e não eram lembradas. O importante é dizer para as produtoras que vamos chegar juntas, nos capacitando, buscando conhecimentos e que temos capacidade para avançar o nosso agro. Esse encontro é para isso. A mulher está descobrindo que ela pode e faz a diferença no agro brasileiro”.

7º Encontro Mulher do Café 03

Para a diretora executiva da Exportadora de Café Guaxupé, Flávia Barbosa, o evento é importante por unir todos os elos da cadeia produtiva, por trazer uma visão geral do café. “Não é só um evento de produtoras, mas que reúne as cadeias do negócio, o comércio e a indústria. Ter uma visão geral do negócio e conviver com pessoas de vários segmentos é muito importante. Eu acredito que da nossa parte ficamos mais próximos das demandas, o que as produtoras buscam e o que é desenvolvido em outros lugares. Esse é um encontro diferente e acabamos fazendo contato com muitos setores, o que amplia o aprendizado”.

“Primeiramente nós temos que ter gratidão por tudo o que estamos passando, vivendo e as oportunidades de nós mulheres participar de um grande segmento como o agronegócio, uma mulher alavancando a outra e levando esse agro a frente. É muito importante para todas as áreas da produção do café, dos grãos da mulher viver esse momento impar de ocupar espaços que era para nós. A nossa conexão é uma força muito positiva. O nosso grupo começou com oito produtoras e hoje somos 250 olhando na mesma direção. É muito gratificante passar por esse processo todo e mostrar ao Brasil e ao mundo essa força das mulheres”, Elvira Alice de Souza Ribeiro Terra, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar Minas – Regional Passos (Por Denise Bueno)

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto