Busca por certificação cresce à medida que consumidores priorizam cafés sustentáveis

Imprimir

A mudança de hábitos dos consumidores e a procura cada vez maior por cafés mais sustentáveis têm movimentado produtores a buscar certificações como a de fair trade, que visam produtos em que os aspectos sociais, econômicos e ambientais são considerados na produção. As certificações de produtos orgânicos e de origem também cresceram.

Para o produtor de cafés especiais e orgânicos, João Mateus Ferreira, o custo de conversão de uma propriedade para cumprir as exigências das certificações acaba sendo compensado pelo valor agregado gerado ao produto. “Se a propriedade já estiver bem-organizada, não vejo aumento de custos para passar a produzir um café certificado”, ressalta.

O valor da certificação vai depender de quantas adaptações serão necessárias na propriedade. Mauro Junior, CEO da Certicafé, explica que muitas vezes a certificação é um processo bastante moroso e que o produtor deve fazer um alinhamento de expectativas para escolher o selo certo. “A certificação é o principal instrumento para se comprovar boas práticas nos produtos. Porém, 80% da nossa cafeicultura é formada por agricultura familiar e são produtores que estão à margem da certificação por causa dos entraves burocráticos”, salienta.

João Mateus, que também é coordenador da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM), explica que é importante o produtor estar antenado nas tendência do mercado. “Hoje dentro da cooperativa nós temos vários incentivos para o produtor entender os benefícios da mudança do manejo. Eles vão conversando e vendo que vale a pena”, diz. “Eventos como a Semana Internacional do Café são muito importantes para que o produtor que por dentro das tendências e troque experiências”, completa.

Paula Tavares, consultora em sustentabilidade da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), destaca que a sustentabilidade impacta toda a cadeia, desde a produção, embalagem, transporte, até chegar às mãos do consumidor. “A ABIC entende que é preciso dar um destino sustentável que envolva toda a cadeia, por isso incentivamos nossos associados a trabalharem com outras matrizes como comprar do produtor local e investirem em logística reversa”, diz.

A reputação das empresas produtoras de café também estão no radar da ABIC. “Nessa era do on-line que estamos vivendo, as empresas têm sido muito cobradas. Nós temos recomendado que os consumidores busquem informações no sites das marcas e as empresas estão respondendo muito bem a isso”, reforça Paula Tavares.

Além da parceria com escolas, a ABIC também tem feito iniciativas como a campanha “Recicle: é tudo de bom” e o Upcycling, que é a técnica de reutilização de produtos derivados da cadeia do café para a produção de artigos de decoração ou bijuterias, por exemplo.

Por Equipe CaféPoint

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto