Produtividade em lavoura de Heliodora (MG) aumenta em 100% com ATeG Café+Forte

Imprimir
Satisfação, entusiasmo e alegria é o que sente produtora Dulcinéia Alves Honorato, que comemora o sucesso da propriedade com o auxílio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte. A produtividade média por hectare aumentou em 100%, em comparação com a última safra. de bienalidade baixa. O programa é oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com o Sindicato Rural de Heliodora.

Dulcinéia e o marido, Célio Pereira Honorato, estão à frente da propriedade Nossa Senhora Aparecida, em Heliodora. Atualmente, o sobrinho Flávio Honorato de Almeida ajuda com as atividades do sítio. “Se não fosse o ATeG Café+Forte, não estaríamos produzindo como agora. A cada visita do técnico, notamos uma melhoria. Os resultados são impressionantes e estamos muito felizes com o programa”, enfatizou.

Segundo o técnico de campo Alysson Barbosa de Oliveira, os principais manejos que eles trabalharam para estes resultados foram as podas, o replantio, a calagem, a adubação de solo e o controle de pragas e doenças. Além disso, eles diminuíram as despesas com insumos, adubos e defensivos, cortaram alguns gastos dos serviços administrativos e investiram em um pulverizador costal e uma derriçadeira manual.

Com o auxílio do técnico, o produtor está buscando melhorar a qualidade do café e separou uma amostra para participar do 5º Cupping ATeG Café+Forte. “O Alysson me incentivou e estou animado. Quero conseguir uma boa pontuação e ter novas oportunidades. O cupping abre muitas portas aos cafeicultores”, contou.

Resultados

Na safra de 2018/2019, caracterizada pela baixa produtividade da cultura, o casal produziu 30 sacas em 3,4 hectares, totalizando 8,8 sacas por hectare. Em 2019/2020, foram 53 sacas. Em 2020/2021, também de baixa produtividade, colheu 60 sacas na mesma área, totalizando 17,65 sacas por hectare.

Comparado a 2019, em que as sacas foram vendidas a R$400, está previsto um aumento na renda bruta em 350% e, na margem bruta, em 514% para este ano, com uma estimativa base de R$900 a saca, podendo ser superior devido ao aquecimento no mercado de café. Além disso, eles reduziram o custo com as despesas em 59% desde o início do ATeG Café+Forte.

“Diminuímos as despesas e aumentamos a produção. Isso é um resultado excelente. No início do programa, eles não confiavam muito nas orientações. Hoje, consigo ver o quanto eles acreditam no ATeG Café+Forte. Eles me esperam para ajudá-los em toda tomada de decisão. É incrível ver o quanto o semblante da família mudou”, afirmou o técnico.

Fonte: Ascom Senar Minas – Regional Lavras (Por Karoline Sabino)

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto