Agronegócio mineiro avança em junho e no primeiro semestre de 2014

Imprimir

O agronegócio mineiro avançou 0,84% em junho e 4,74% no acumulado do ano, conforme dados disponíveis até junho/14. Dessa forma, Minas Gerais apresenta perspectiva de ligeiro avanço em sua participação no PIB do agronegócio nacional, de 12,98%, em 2013, para 13,38% em 2014.

Cabe ressaltar que, ao longo do ano, este percentual pode passar por alterações, devido a atualização de dados referentes ao agronegócio em termos nacional e estadual. O ramo pecuário teve alta mensal de 1,75%, enquanto o agrícola apresentou ligeira queda de 0,06%.

Cabe destacar que alguns produtos de grande representatividade na economia mineira já passaram a apresentar variação positiva na renda, como o café (3,36%) e a soja (7,04%).

Mas, os efeitos das condições climáticas desfavoráveis do início do ano (estiagem) ainda vêm sendo observados, tanto em prejuízos à produtividade quanto à qualidade de diversos produtos.

Na atividade pecuária, a expectativa deste ano continua bastante otimista, notadamente para bovinos, com crescimento no faturamento esperado para o ano acima de 30% (32,04% para machos e 39,35% para fêmeas).

Em todos os setores acompanhados (bovinos, frango, leite, ovos e suínos) há a perspectiva de aumento nos volumes produzidos, porém frango e ovos apresentam perda de receita, em função da queda nas cotações reais na comparação com o mesmo período do ano anterior (janeiro a junho 2014/2013).

Em relação à agroindústria, houve crescimento moderado no mês (0,39%), puxado principalmente pelo segmento pecuário (1,56%), diante da relativa estabilidade do segmento agrícola (0,15%). No ambiente econômico, passada a Copa do Mundo e considerando-se as expectativas em relação ao cenário mundial até junho, as perspectivas ainda mostram-se desfavoráveis, em razão de incertezas do mercado com relação a investimentos e expectativas futuras.

Os preços agropecuários estão em relativa desaceleração, colaborando para o desaquecimento da economia interna. A queda de confiança que se observa entre consumidores e empresários também se refletem no consumo e no investimento.

Segundo último levantamento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), o índice de confiança do agronegócio apresentou queda acentuada no segundo trimestre de 2014.

A proximidade das eleições também vem despertando a atenção do mercado. Em meio a esse cenário, os setores que compõem o agronegócio brasileiro podem ser afetados, principalmente em relação a investimentos e decisões de longo prazo.

Fonte: Cepea

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto