Entidades realizam pesquisa sobre Agricultura Digital no Brasil

Imprimir
A transformação digital no campo já é uma realidade, mas ainda possui vários desafios a serem enfrentados para que tenha um maior uso nos negócios rurais. O Brasil possui grande potencial para ampliar o uso de tecnologias digitais no planejamento da produção, na compra de insumos, no manejo da produção agropecuária, no acesso a mercado e na logística e transporte dos produtos. Assim, foi realizada uma pesquisa sob a condução do Sebrae, da Embrapa e do INPE para aprofundar no conhecimento de aspectos relacionados a agricultura digital e que mapeia as tendências no campo. A pesquisa obteve respondentes de todas as regiões do País com 753 respondentes do questionário de maneira completa, sendo 33,07% por Prestadores de Serviço e 66,93% por agricultores.

Dos resultados encontrados vale a pena destacar que 69% declararam que possuem mais de 10 anos de operação do negócio no campo, 72% cultivam em áreas de até 50 ha (hectares), 74% trabalham com a pecuária e 6% com silvicultura.

Dos respondentes 84% utilizam ao menos uma tecnologia digital em seu processo produtivo, sendo que 16% ainda não utilizam nenhuma tecnologia. Na pesquisa foram consideradas como tecnologia o acesso a internet ligado a produção, o uso de app como whatsapp e Facebook, ferramentas digitais de dados ou imagens, entre outras que fazem parte do dia a dia do negócio rural.

Somado a isso 70% declararam que fazem o uso da internet para atividades gerais ligadas à produção e 57,5 % utilizam as redes sociais para obter ou divulgar informações da propriedade e da produção.

Entre as aplicações tecnológicas com mais demanda por produtores rurais está a obtenção de informações e planejamento, a gestão da propriedade, o mapeamento e o uso da terra, bem como a detecção e controle de deficiências nutricionais que impactam a produtividade no campo. As demandas não diferem muito quanto aos Prestadores de Serviço que desejam ter no seu portfólio de serviços tecnologias de dados ou imagens de sensores de campo, aplicativos para gestão, inteligência artificial entre outras que facilitam a operação em campo e a demonstração dos benefícios.

Como desafios a serem vencidos, tanto produtores rurais, quanto prestadores de serviço responderam que o acesso a internet, a falta de conexão, acompanhado da falta de recursos para investimento em equipamentos e mão de obra qualificada e especializada são dificuldades que necessitam serem superadas para a maior utilização das tecnologias digitais no campo.

Veja o Webinar com o lançamento dos dados:

E caso queira maiores informações, leia e baixe o sumário executivo onde são apresentados os dados extraídos da pesquisa:

Agricultura Digital no Brasil
Formato: PDF | Tamanho: 12MB


Acesse também o dashboard para consultar os dados:

Acessar dashboard

Fonte: Sebrae