Fórum de Desenvolvimento da Cafeicultura aborda clima e marketing

Imprimir

Com os temas “O clima e seus efeitos sobre a Cafeicultura” e “Marketing”, o 1º Fórum de Desenvolvimento da Cafeicultura Local ocorre neste mês de abril no Instituto Federal do Sul de Minas, campus Muzambinho (MG). O evento tem inscrições gratuitas e conta com apresentação do jornalista João Batista Olivi.

A questão do clima será apresentada em formato de painel, com a presença do Dr. Luiz Carlos Baldicero Molion (Especialista em clima, PHd em meteorologia pela Universidade de Wisconsin (EUA) e pós-doutor em hidrologia de florestas pelo Instituto de Hidrologia em Wallingford, Inglaterra). Os convidados para o debate são Carlos Alberto Paulino da Costa (Presidente da Cooxupé – Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), Hugo Wolff (Produtor de café especial e mestre de torra) e Willem Guilherme de Araújo (Coordenador Técnico Regional da Emater – MG).

Já para falar sobre o “Marketing do Café”, Paulo Henrique Leme (colunista do CaféPoint e professor na Universidade Federal de Lavras – Ufla) faz a mediação do debate entre Arnaldo Bottrel Reis (Presidente da Assul – Associação dos Sindicatos Rurais do Sul de Minas), Guilherme Braga (Diretor Geral do Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) e Pedro Antônio da Silva Araújo (Conselho do Café das Matas de Minas).

A programação inclui, ainda, a apresentação “Custo de Produção de Café nas regiões brasileiras”, de Fabrício Andrade, do Centro de Inteligência em Mercados da Ufla – Universidade Federal de Lavras. O evento é realizado pelo Conselho do Café da Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG) e pela Associação dos Sindicatos Rurais do Sul de Minas (ASSUL).

Cerca de 500 pessoas são esperadas para a primeira edição do Fórum de Desenvolvimento da Cafeicultura, que acontece na cidade mineira de Muzambinho, localizada a 420 quilômetros da capital Belo Horizonte. Para finalizar a programação do Fórum, está marcada reunião com políticos representantes da cafeicultura nacional e do agronegócio brasileiro, na qual a organização deve entregar ofício com sugestões e propostas para melhorias no setor também às autoridades políticas presentes.

Serviço: 1º Fórum de Desenvolvimento da Cafeicultura
Quando: 22 de abril
Onde: IFSuldeMinas – Campus Muzambinho, Minas Gerais
Mais informações: http://www.forumcafeicultura.com.br/

Fonte: Ascom Cooxupé via CNC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *