Produtores são premiados pelos melhores cafés depositados na Cocatrel, na safra 2019/2020

Imprimir
Na tarde de terça-feira, 30 de outubro, a Cooperativa dos cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) realizou a premiação dos Melhores Cafés da safra 2019/2020, na Pousada Travessia. A décima edição do evento coroou a dedicação e o emprenho dos produtores que tiveram os 12 melhores lotes de cafés dentre as mais de 1.330 milhão de sacas recebidas pela cooperativa.

“2019 foi um ano difícil, de preços baixos para o café e atípico em relação à qualidade, mas são nesses momentos que a cooperativa precisa atuar, prestando serviços eficientes e buscando alternativas para remunerar melhor os cooperados. Estamos extremamente orgulhosos por realizar esse evento e premiar esses 12 produtores, que produziram excelentes cafés, resultado de muito esforço, trabalho e, principalmente muito amor pela cultura do grão”, afirma Marco Valério Brito, presidente da Cocatrel.

A Cocatrel possui um setor exclusivo para exportação de cafés finos e especiais, o Cocatrel Direct Trade (CDT), que tem como objetivo orientar o produtor, identificar e promover seus cafés ao redor do mundo. Gabriel Miari, coordenador do CDT, mostrou o crescimento das exportações e os expressivos números em relação aos cafés especiais. “A Cocatrel tem buscado consistência nos negócios e investido no relacionamento com seus clientes, que estão localizados nos principais países importadores do mundo. Esse bom relacionamento, a segurança, a eficiência e a pontualidade nos embarques e nas entregas, têm conquistado a confiança de importantes empresas, como as japonesas, que costumam pagar bons preços pelos nossos cafés”, explica.

Promoção e inovação

A Cocatrel separou algumas sacas dos cafés premiados para fazer a promoção dos produtores e também desses cafés, que serão comercializados em embalagens personalizadas, constando nome e origem de cada um.

A cooperativa inova ao trazer na caixinha dos cafés, um QR code que, quando lido, levará o consumidor a uma página contendo toda a história do produtor e também a rastreabilidade dos cafés.
A Cocatrel fará o lançamento e promoção de dois dos melhores cafés por mês, que estarão disponíveis na loja online da cooperativa e também na Cafeteria Cocatrel. Cada produtor terá participação de R$10 reais na venda de cada embalagem contendo seu próprio café.

Valorize o produtor

A grande inovação da Cocatrel chega através de um sistema de gratificação em dinheiro, do consumidor ao produtor. Além de fazer a ligação entre as duas pontas da cadeia do café, as pessoas que experimentarem e gostarem daquele café, poderá entrar na página dele, clicar no botão valorize o produtor e gratifica-lo com qualquer quantia em dinheiro, que será depositada diretamente em sua conta.

“Quando fazemos um trabalho dedicado, cuidando da colheita do café, desejamos ter um café bom, mas eu não esperava que chegaria a tanto. Estou extremamente feliz, orgulhoso e agradecido por meu café ter sido tão bem comercializado pela Cocatrel”, diz Denilson Antônio Costa, de Ilicínea, que teve seu café vendido ao mercado japonês por R$1.773 reais a saca.

Importante frisar que, através da Universidade Cocatrel e também do Cocatrel Direct Trade, a cooperativa vem fazendo um trabalho expressivo de capacitação de produtores, com cursos de cafés especiais, visitas às propriedades e todo auxílio necessário, principalmente relativo à pós colheita.

Segundo Marco Valério, “essa premiação vem para fechar com chave de ouro o ciclo da safra, evidenciando o trabalho da cooperativa e também do produtor, para mostrar que é possível produzir cafés de altíssima qualidade e ainda conectar o nosso cooperado ao mercado externo, remunerando-o cada vez melhor. Esse é o papel da Cocatrel”.

Conheça os 12 premiados:
– Afonso Pinto- Fazenda Olhos d’Água- Nepomuceno – MG
– Agostinho de Fátima Marcelino- Fazenda Curralinho- Três Pontas – MG
– Carlos Henrique Teodoro- Fazenda Serrano- Ilicínea – MG
– Denilson Antônio Costa- Fazenda Furnas- Ilicínea – MG
– Eduardo Henrique Barbosa- Fazenda Serra Nova- Ilicínea – MG
– Fábio Araújo Reis- Fazenda do Salto- Carmo da Cachoeira – MG
– Francis Figueiredo Oliveira – Fazenda Santa Margarida – Três Pontas- MG
– Gilberto Augusto Basílio- Fazenda Zaroca- Três Pontas- MG
– João Paulo França- Sítio Danta – Ilicínea- MG
– José Carlos dos Reis- Fazendinha Nossa Sra. Aparecida- Três Pontas- MG
– Lucas Natanael Moreira – Fazenda Estreito – Ilicínea – MG
– Pedro Luiz Damasceno- Sítio Três Irmãos – Ilicínea – MG

Fonte: Ascom Cocatrel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *