Produção sustentável é apresentada na Fenicafé

Imprimir

A sustentabilidade também preocupa os produtores. Pensando nisto, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado apresentou nesta quarta-feira (8) na Fenicafé – Feira Nacional de Cafeicultura Irrigada o programa “Águas do Cerrado”.

Trata-se da união de entidades, organizações não-governamentais e sociedade civil para criar ações que minimizem os impactos ambientais e auxiliem na preservação da região do cerrado mineiro, que compreende área com 55 municípios. Atualmente, estão sendo feitos estudos para avaliar o atual cenário da região sob o aspecto de conservação da água, mapeamento de nascentes e áreas degradadas.

De acordo com o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal – uma das responsáveis pela iniciativa, o foco principal da criação do consórcio é a recuperação da bacia hidrográfica. “A conscientização sobre o uso da água precisa estar em pauta sempre, é um recurso natural à disposição de todos. O consórcio é uma iniciativa sólida, um projeto a longo prazo, e que não beneficia apenas a cafeicultura, mas toda a sociedade”, ressaltou.

Sustentabilidade – Outras ações que serão desenvolvidas pelo projeto englobam atividades de educação ambiental com produtores e público jovem, reflorestamento, recuperação de áreas de preservação degradadas e de nascentes. Além da Federação, que atua como secretaria-executiva do Consórcio, integram o projeto a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, Centro Universitário do Cerrado (Unicerp), Nespresso, entre outros.

 

Painel – A apresentação do “Águas do Cerrado” foi feita no painel “Produção Sustentável de Café na Região do Cerrado Mineiro”. Participaram do painel Tarabal, o presidente da Federação, Francisco Sérgio de Assis, o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Gladyston Rodrigues Carvalho, e o gerente de sustentabilidade da Nespresso, Guilherme Amado.

Região do Cerrado Mineiro – As 55 cidades que formam a região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e noroeste de Minas – denominada “Região do Cerrado Mineiro” – representa 12,7% da produção brasileira de café e 25,4% da produção estadual. Ao todo, são cerca de 200 mil hectares de área de produção e 4.500 produtores. Ainda conforme dados da Federação, a área certificada é de 102 mil hectares e a área irrigada abrange 68 mil hectares. Em média, são produzidas 35 sacas de café por hectare.

Fenicafé – A feira, promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), Embrapa Café, Prefeitura e Câmara Municipal de Araguari. A Fenicafé segue até o dia 10 de março, reúne três eventos sobre a produção do grão e visa apresentar as tecnologias e tendências da cafeicultura irrigada. Segundo a organização, são aproximadamente 70 expositores. Cerca de 30 mil pessoas de mais de 100 cidades brasileiras são esperadas para a realização de negócios. Para conhecer mais sobre a o evento, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br, www.facebook.com/fenicafe, www.youtube.com/fenicafeari.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fenicafé

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto