Fórum Mundial de Produtores de Café debate renda e sustentabilidade econômica do setor

Imprimir
Campinas será a sede da segunda edição do Fórum Mundial de Produtores de Café (WCPF), que acontecerá nos dias 10 e 11 de julho, no Royal Palm Plaza Resort. Com o objetivo de buscar rotas mais seguras e harmônicas para a cafeicultura em todo o mundo, o evento irá discutir este ano a sustentabilidade econômica do setor, bem como políticas de proteção de renda aos produtores, transparência e fórmulas para o preço da commodity e aumento do consumo global.

Vice-presidente da Frente Parlamentar do Café, o Deputado Federal Evair de Melo confirmou presença no evento em Campinas e afirma que será uma grande oportunidade para enriquecer o debate nacional sobre a sustentabilidade do setor e a luta por preços mais justos aos cafeicultores. Os valores anunciados pela Conab não cobrem os custos dos nossos produtores. De acordo com o Centro do Desenvolvimento do Agronegócio do Espírito Santo (Cedagro), o custo total da saca de café conilon pode chegar até R$ 313,00, valor 49% maior que o preço mínimo estabelecido. Já o custo do arábica para o produtor pode chegar até R$ 553,00 a saca, 53% a mais que o valor mínimo da Conab.

“Com bom senso e equilíbrio, o Brasil tem plena condição de liderar a cafeicultura no mundo. O desafio passa por questões de infraestrutura, ajuste das contas públicas, melhores preços, segurança e simplificação tributária. Vamos trazer esses debates para o Fórum Mundial e, com a nossa experiência no evento, trabalhar na construção de uma política de Estado que favoreça os produtores a cumprirem com seus compromissos e, ao mesmo tempo, avançarem em safras de qualidade”.

Evair de Melo faz apelo pela recuperação dos preços do caféVice-presidente da Frente Parlamentar do Café, o Deputado Federal Evair de Melo é um dos líderes nas batalhas por preços mais justos aos produtores nacionais (Foto: Arquivo)

Evair é um dos líderes nas batalhas por preços mais justos aos produtores nacionais, atuando junto à Frente em debates e em articulações com o Ministério da Agricultura. Degustador de café e um dos pioneiros no trabalho pela melhoria da qualidade do café, o deputado também é autor de dois projetos de lei voltados à cafeicultura. O PL 1712/15 barra as importações de café de países que não possuem leis ambientais e trabalhistas tão rígidas quanto às brasileiras. Já o PL 1713/15, aprovado na Câmara e em tramitação no Senado, institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade, garantindo instrumentos essenciais para o aumento da qualidade dos grãos, como assistência técnica, extensão rural especializada, crédito rural e capacitação.

Programação

Entre os destaques do Fórum em Campinas, o Diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Instituto de la Tierra da Universidade de Columbia, professor Jeffrey D. Sachs, apresentará sua pesquisa sobre “Análise Econômica e Política para Melhorar os Rendimentos dos Pequenos Produtores de Café”.

As atividades também englobam painéis, estandes com produtos, visitas de campo e workshops voltados à discussão da sustentabilidade do setor. Confira a programação completa:

Dia 10 de julho
6h30 às 8h – Credenciamento
8h às 10h30 – Abertura Oficial do Fórum
10h30 às 11h – Coffee Break – Visita aos Estandes
11h às 12h30 – Palestra: Resultados do estudo de sustentabilidade econômica do prof. Jeffrey D. Sachs
12h30 às 14h – Almoço – Visita aos Estandes
14h às 15h30 – Painel 1, “O mercado como instrumento de proteção à renda dos produtores”
15h30 às 17h – Painel 2, “Formulação de preço do café: Transparência da semente à xícara”
17h às 17h30 – Coffee Break – Visita aos Estandes
17h30 às 19h – Painel 3, “Promover e aumentar o consumo”

Dia 11 de julho
8h às 11h15 – Workshops
Sala 1: O mercado como instrumento de proteção à renda dos produtores.
Sala 2: Formulação de preço do café: Transparência da semente à xícara.
Sala 3: Promover e aumentar o consumo.
Sala 4: Análise do relatório apresentado por Jeffrey D. Sachs.

11h15 às 11h45 – Coffee Break – Visita aos Estandes
11h45 às 12h45 – Finalização dos Workshops / Preparação dos resultados das apresentações
13h às 14h30 – Almoço – Visita aos Estandes
14h30 às 16h – Apresentações das Conclusões
16h às 17h – Fechamento dos Resultados – Encerramento do Fórum

Fonte: Ascom Deputado Federal Evair de Melo (Com informações da Assessoria de Imprensa do Fórum Mundial de Produtores de Café)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

prediksi dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto link togel dapurtoto bandar togel dapurtoto situs togel terpercaya dapurtoto situs togel resmi dapurtoto bo togel dapurtoto situs togel online dapurtoto 10 situs togel terpercaya dapurtoto situs toto agen togel dapurtoto 5 bandar togel terpercaya dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto agen togel online dapurtoto agen toto dapurtoto bo togel terpercaya dapurtoto situs toto 4d dapurtoto agen toto dapurtoto situs toto dapurtoto agen toto dapurtoto